O EPSO

Início > O EPSO

EPSO: the matchmaker between aspiring talent and EU institutions

 

Missão

O EPSO tem como principal missão satisfazer as necessidades de recrutamento das instituições e órgãos da UE, selecionando os melhores candidatos mediante concursos para generalistas e especialistas. Para atingir este objetivo, o EPSO age como um mediador idóneo entre, por um lado, as instituições da UE e, por outro, profissionais e diplomados altamente qualificados, contribuindo assim para a criação da atual e futura função pública europeia.

Enquanto serviço interinstitucional, o EPSO é responsável pela seleção do pessoal sobretudo do Parlamento Europeu, do Conselho da União Europeia, da Comissão Europeia, do Tribunal de Justiça da União Europeia, do Tribunal de Contas Europeu, do Comité Económico e Social Europeu, do Comité das Regiões, do Serviço Europeu para a Ação Externa, do Provedor de Justiça Europeu e da Autoridade Europeia para a Proteção de Dados. Cada uma destas instituições recruta pessoal a partir de listas de candidatos aprovados elaboradas pelo EPSO.

 

Ambição

A nossa ambição é dotar as instituições da UE dos recursos humanos que melhor correspondem às suas exigências, através de processos de seleção eficientes, eficazes e de de elevada qualidade, associados a uma abordagem inovadora.

A nossa orientação estratégica é guiada pelos seguintes fatores:

  • Proatividade e capacidade de resposta
  • Mentalidade inovadora e capacidade para antecipar tendências em matéria de deteção de talentos
  • Métodos de seleção que atraem uma reserva de talentos diversificada
  • Um catálogo de serviços que reflete as necessidades das instituições interessadas em recrutar pessoal
  • Procedimentos claros, transparentes e acessíveis a todos os candidatos - é nossa intenção que as reclamações sejam algo excecional e que sejam tratadas num espírito de boas práticas administrativas

 

Princípios de funcionamento

Para concretizar a nossa ambição, as futuras ações do EPSO devem ser guiadas por três princípios fundamentais:

  • Precisão - o EPSO procura utilizar os métodos de seleção mais eficazes, que permitem avaliar as competências exigidas mediante as provas mais indicadas. O objetivo é identificar os candidatos mais adequados e avaliar o seu desempenho de acordo com as melhores práticas internacionais.
  • Agilidade - os processos do EPSO são cada vez mais modulares e adaptáveis às necessidades específicas das instituições interessadas em recrutar. Fazem parte integrante desta abordagem ter em conta os pontos de vista destas últimas, bem como revisões periódicas a nível interno.
  • Celeridade - a duração dos concursos do EPSO tem vindo a diminuir, graças a um trabalho de antecipação e ao reforço do trabalho dos júris e do pessoal envolvido, a uma maior cooperação com as instituições interessadas e à racionalização dos processos de seleção, acompanhada pela supressão dos elementos burocráticos inúteis.

 

Valores

  • Integridade - os membros do pessoal do EPSO agem de acordo com princípios deontológicos, com boa vontade e num clima de confiança mútua, tendo em mente o interesse do serviço e das instituições interessadas em recrutar.
  • Profissionalismo - graças ao seu pessoal especializado e altamente qualificado, o EPSO leva a cabo procedimentos de seleção de forma justa e eficaz, nos quais são utilizadas as melhores práticas, velando pela qualidade dos serviços prestados e pela satisfação das instituições suas clientes. O EPSO é inovador e dinâmico e está empenhado em tirar plenamente partido do seu potencial.
  • Serviço de qualidade - o EPSO vela por prestar em tempo útil um serviço de qualidade às instituições suas clientes, procurando auscultar as partes interessadas e melhorar continuamente os seus serviços com base nos respetivos pontos de vista.
  • Diversidade e respeito - o EPSO reflete a diversidade na sua própria equipa e ajuda todos os membros do pessoal, independentemente da sua origem, a envidar todos os esforços possíveis para prosseguir o objetivo comum. No interior do EPSO, as relações de trabalho caracterizam-se por um comportamento profissional e respeitoso.
  • Colaboração - o EPSO incentiva a colaboração tanto a nível interno como com todas as partes interessadas, estabelecendo parcerias de qualidade para melhorar o desempenho global enquanto prestador de serviços. As plataformas de trabalho partilhadas são ativamente utilizadas e incentivadas. O aprofundamento das sinergias ao longo do processo de seleção favorece a proatividade, a capacidade de resposta e o desenvolvimento de uma cultura de excelência.

 

O EPSO e o sítio EU Careers

O EPSO processa atualmente, em média, 46 000 candidaturas por ano para cerca de 1300 vagas. As provas de seleção são realizadas em 24 línguas, o que é um caso único no mundo da seleção de pessoal.

Informações sobre as reuniões com representantes de interesses organizadas pela diretora do EPSO

O EPSO gere o sítio Web EU Careers, que contém informações destinadas ao grande público sobre os procedimentos de seleção da UE e os concursos EPSO em 24 línguas. Siga EU Careers no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no Instagram.