O EPSO

Home > O EPSO

EPSO - O ponto de partida para quem quer trabalhar numa instituição ou num organismo da UE

 

img_9490_x300.jpg

EU Careers Office in Brussels
Media Folder: 

O EPSO tem como função organizar processos de seleção eficazes e de qualidade que permitam às instituições europeias recrutar a pessoa certa para o lugar certo no momento certo. Para mais informações sobre a forma como o EPSO trabalha, veja este vídeo.

O EPSO é um organismo interinstitucional que é responsável pela seleção de pessoas interessadas em trabalhar nas seguintes instituições, organismos e agências da União Europeia: Parlamento Europeu, Conselho, Comissão Europeia, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Serviço Europeu para a Ação Externa, Comité Económico e Social, Comité das Regiões, Autoridade Europeia para a Proteção de Dados e Gabinete do Provedor de Justiça Europeu. Cada instituição recruta pessoal a partir das listas de candidatos aprovados fornecidas pelo EPSO.

A funcionar desde janeiro de 2003, o EPSO é um centro de seleção moderno e em constante evolução ao serviço das instituições e organismos europeus. Para assegurar que as instituições europeias recrutam os melhores candidatos, capazes de responderem aos desafios complexos que a Europa enfrenta, o EPSO segue de perto as tendências do mercado de trabalho, intensifica a sua presença nas redes sociais e mantém contactos regulares com organizações internacionais, como as Nações Unidas e a União Africana, com quem partilha boas práticas.

O EPSO está na vanguarda dos métodos de seleção e avaliação de candidatos. Nos últimos anos, as provas de seleção deixaram de se concentrar na avaliação de conhecimentos, passando a privilegiar simulações de situações de trabalho concretas, que permitem avaliar as competências gerais dos candidatos. Estes processos de avaliação, cada vez mais interativos, estão sempre a ser melhorados. Entre as inovações mais recentes, pode citar-se a introdução de um teste em computador, designado e-tray, e a realização de entrevistas à distância através de vídeo.

Esta procura da excelência no domínio da seleção de pessoal e as inovações do EPSO em matéria de testes de avaliação de candidatos têm sido reconhecidas por organismos de seleção de todo o mundo, pelo que representantes do EPSO são regularmente convidados para intervir em conferências especializadas. O EPSO tem a certificação ISO 10667, relativa à prestação de serviços de avaliação de pessoas em contextos de trabalho e organizacionais. Nos próximos anos, o EPSO esforçar‑se‑á por reduzir a duração dos processos de seleção.

Atualmente, o EPSO processa, em média, 50 000 candidaturas por ano para cerca de 1500 lugares disponíveis. As provas de seleção são realizadas em 24 línguas, o que é um caso único no mundo da seleção de pessoal. Se quiser ficar com uma ideia do tipo de provas de seleção de candidatos organizadas pelo EPSO, veja alguns exemplos de provas.

O elevado número de candidaturas que o EPSO recebe anualmente é a prova de que a «proposta de valor do empregador» (pacote de benefícios e condições oferecido aos candidatos) é muito atraente, uma vez que inclui uma grande variedade de postos, dá a oportunidade de trabalhar no estrangeiro e oferece um trabalho interessante e estimulante com impacto na vida de milhões de cidadãos europeus. Com efeito, de acordo com o Trendence Graduate Barometer, o principal instituto de investigação no domínio do recrutamento, as instituições europeias figuram entre os 100 melhores empregadores da Europa, e a filial belga da Randstad Holding NV, uma empresa de consultoria multinacional neerlandesa especializada em recursos humanos, colocou a Comissão Europeia à cabeça da sua classificação de empregadores em 2015.

O EPSO colabora estreitamente com as instituições para melhorar o processo de recrutamento dos candidatos aprovados em concursos gerais, procurando tornar o sistema de seleção mais transparente e convivial.