EPSO

Auditoria

Natureza das funções

Se tem experiência profissional de auditoria e gostaria de trabalhar para as instituições ou organismos europeus como auditor, ajudando a satisfazer os exigentes requisitos da UE em matéria de auditoria financeira, auditoria de resultados e auditoria interna, pode candidatar-se a um lugar de funcionário ou de agente contratual no domínio da auditoria. O trabalho dos auditores da UE, tanto a nível de auditorias internas como externas, consiste em examinar processos de gestão financeira, realizar inspeções, melhorar sistemas de controlo, prestar assessoria em matéria de metodologias, apoiar estreitamente altos quadros da administração, formar membros do pessoal não especializados e supervisionar e acompanhar outros membros do pessoal. Os auditores desempenham tarefas em setores e contextos muito variados, podendo desde ocupar-se dos recursos humanos na Comissão Europeia a trabalhar no Tribunal de Contas Europeu.

Qualificações

Deve possuir um bom domínio de, pelo menos, duas línguas oficiais da UE e ter uma licenciatura ou qualificações profissionais apropriadas para ser recrutado no Grau AD 5 (nível de entrada dos funcionários administradores). Se, além disso, tiver vários anos de experiência relevante, pode ser recrutado num grau superior (Grau AD 7).

Os requisitos podem variar no caso dos agentes contratuais, especialmente para os auditores recrutados como assistentes.

Informe-se sobre o processo de seleção e consulte os exemplos de provas.

Para mais informações sobre a possibilidade de fazer um estágio, consulte o Guia dos estágios na UE.