Comunicação

Home > Perfis profissionais > Comunicação

Existe uma grande variedade de funções de administrador (AD) e de assistente (AST) em todas as instituições europeias para pessoas com formação e experiência no domínio da comunicação, isto é, relações com a imprensa e órgãos da comunicação social em geral, desenvolvimento e manutenção de sítios Web, publicações, etc.

Descrição das funções

Os assistentes no domínio da comunicação trabalham num ou mais setores relacionados com a informação e a comunicação interna e externa. As suas tarefas podem incluir a gestão dos contactos com a imprensa, os meios de comunicação e o público, a redação, revisão e preparação de documentos para publicação, a organização de eventos, a preparação de documentos de informação, publicações, brochuras e produtos audiovisuais, a gestão de atividades de comunicação em sítios web e redes sociais, a participação na análise do impacto mediático das ações de comunicação, bem como o contacto e a coordenação de atividades com vários intervenientes (Serviço das Publicações, subcontratantes, etc.).

 

Qualificações

Deve ter um bom domínio de, pelo menos, duas línguas da UE e, quer ser titular de um diploma do ensino superior em comunicação, comunicação social, jornalismo ou relações públicas e possuir alguns anos de experiência profissional relevante para o concurso em causa, quer ser titular de um diploma do ensino secundário e possuir vários anos de experiência profissional relevante para o concurso em causa.

Informe-se sobre o processo de seleção e veja os exemplos de provas.

Para mais informações sobre os estágios, consulte a página Estágios.

Descrição das funções

Os responsáveis pela comunicação das instituições da UE trabalham em domínios como a comunicação externa com o grande público, incluindo contactos com grupos de visitantes e de jornalistas, a informação oral e escrita destinada aos representantes dos média, a comunicação na Internet, a comunicação estratégica e a comunicação de crise.

As suas tarefas podem incluir a redação de comunicados de imprensa, relatórios e textos destinados a diferentes tipos de média (na língua em que são recrutados e/ou em francês ou inglês), as relações com os média, a comunicação de informações sobre questões da atualidade relacionadas com a Europa, o acompanhamento e a análise do impacto mediático e a gestão e manutenção da presença da UE nas plataformas em linha, incluindo a preparação e a publicação de conteúdos originais.

 

Qualificações

Deve ter um bom domínio de, pelo menos, duas línguas da UE e ser titular de um diploma universitário num domínio relevante (consulte o anúncio de concurso para eventuais requisitos específicos) para ser recrutado no Grau AD 5 (nível de entrada dos funcionários administradores). Se, além disso, tiver vários anos de experiência relevante, pode ser recrutado num grau superior (Grau AD 7).

Informe-se sobre o processo de seleção e veja os exemplos de provas.

 

Para mais informações sobre os estágios, consulte a página Estágios.