Se tem uma formação na área da economia, matemática ou estatística e está interessado em contribuir para assegurar uma concorrência leal ou melhorar as condições de vida na Europa, pode trabalhar para uma instituição ou um organismo europeu como economista ou estatístico. A maioria dos economistas e estatísticos são recrutados através do nosso procedimento de seleção anual dirigido a pessoas com diploma universitário, lançado todos os anos na primavera.
Descrição das funções
Se for recrutado como economista, trabalhará em estreita colaboração com altos funcionários europeus para realizar análises económicas e estatísticas e definir novas estratégias em domínios como as instituições e os mercados financeiros, a integração e o desenvolvimento económicos, o comércio pan-europeu, as finanças públicas, as reformas estruturais e a moeda única.
Qualificações
Deve possuir um bom domínio de, pelo menos, duas línguas da UE e uma licenciatura em economia para poder ser recrutado no Grau AD 5 (nível de entrada dos funcionários administradores). Se, além disso, tiver vários anos de experiência relevante, pode ser recrutado num grau superior (Grau AD 7).
Informe-se sobre o processo de seleção e veja os exemplos de provas.
Para mais informações sobre os estágios, consulte a página Estágios.