FAQs

Condições de admissão

Não tenho a nacionalidade de nenhum dos 28 Estados-Membros. Posso candidatar-me?

Não. Para se candidatar, na data de validação da sua candidatura, deve ter nacionalidade de um dos Estados-Membros.  Um título de residência válido não é reconhecido como prova da nacionalidade.

mais

Posso candidatar-me mesmo que não preencha todos os critérios de admissão?

Deve preencher todos os critérios de admissão. Caso contrário, não tem sentido candidatar-se.

mais

Existe um limite de idade para me candidatar?

Não existe limite de idade. Todavia, a reforma é obrigatória aos 66 anos. Para mais informações, consulte o Estatuto dos Funcionários da UE.

mais

Quais as habilitações literárias e qualificações profissionais necessárias?

As habilitações mínimas exigidas variam em função das vagas a preencher. De um modo geral: para todos os lugares destinados a pessoas sem diploma universitário (nível de assistente/grupos de funções II, III) exige-se, no mínimo, a conclusão do ensino secundário. para todos os lugares destinados a pessoas com diploma universitário (nível de administrador/grupo de funções IV) exige-se, pelo menos, a conclusão dos estudos universitários (de três anos). Nalguns casos, pode exigir-se uma experiência profissional específica. Consulte as regras para a avaliação da experiência profissional e os...

mais

Posso candidatar-me se tiver mais qualificações do que as requeridas?

O anúncio de concurso ou convite à manifestação de interesse enumera os requisitos mínimos em termos de habilitações e experiência profissional. Além disso, descreve a natureza das funções que poderá ser chamado a desempenhar. Qualquer pessoa que preencha os requisitos mínimos e cujas qualificações/experiência sejam relevantes para as funções em questão pode candidatar‑se. Mesmo que tenha mais qualificações e experiência profissional do que as requeridas, só poderá ser recrutado no grau/grupo de funções e para o perfil especificado. Por exemplo, se tiver uma licenciatura pode candidatar-se a...

mais

Encontrou uma resposta?

Sim Não