FAQs

Funcionários (pessoal permanente)

Quais as funções de um administrador das instituições da UE?

Em geral, a função dos administradores consistem em ajudar os responsáveis pela tomada de decisões a cumprir a missão que lhes incumbe na respetiva instituição ou organismo. Os licenciados começam a carreira de administradores nas instituições europeias com o grau AD 5. Os administradores recrutados neste grau podem realizar, sujeitos a supervisão, três tipos principais de trabalho nas instituições: formulação de políticas, execução operacional e gestão de recursos. As tarefas principais, que podem variar de uma instituição para outra, são enumeradas no anúncio de concurso. Consulte o sítio...

mais

Quais são os deveres de um assistente nas instituições da UE?

Regra geral, os assistentes são responsáveis por tarefas de execução e tarefas técnicas (administração, contabilidade, comunicação, investigação, elaboração e aplicação de medidas, etc.). Desempenham também um papel muito importante na gestão interna das instituições, nomeadamente nos domínios orçamental e financeiro, gestão de pessoal, informática e documentação, podendo igualmente realizar trabalho científico de laboratório.

mais

A que correspondem os diferentes graus de assistente?

A carreira de assistente abrange os graus AST 5 a AST 11. A maioria dos assistentes são recrutados nos graus AST 1 ou AST 3. Os candidatos a um posto AST 1 devem ter concluído o ensino secundário e possuir uma qualificação profissional ou experiência prévia relevante. Os candidatos a um posto AST 3 devem ter concluído o ensino secundário, possuir uma qualificação profissional relevante e/ou vários anos de experiência relevante.

mais

Quais são os deveres de um assistente-secretário nas instituições da UE?

Regra geral, os assistentes-secretários desempenham em geral tarefas de apoio a nível da direção de escritório e da administração, como a preparação de dossiês e a organização e coordenação de reuniões, e diversas outras funções de apoio a equipas, aos quadros superiores e a outros serviços das instituições europeias.

mais

A que correspondem os diferentes graus de assistente-secretário?

A carreira de assistente-secretário abrange os graus AST/SC 1 a grau AST/SC 6. A maioria dos assistentes-secretários são recrutados no grau AST/SC 1. Os candidatos a um posto AST/SC 1 devem ter concluído o ensino secundário e possuir uma qualificação profissional ou experiência prévia relevante. Os candidatos a um posto AST/SC 2 devem ter uma experiência mínima de quatro anos.

mais

O que é um «concurso geral»?

As instituições da UE selecionam candidatos para trabalharem ao abrigo de contratos sem termo através de concursos gerais constituídos por provas e exercícios de avaliação das qualificações profissionais dos candidatos e várias competências de base. Devido ao número extremamente elevado de candidatos, este é o processo de seleção mais transparente e justo possível. Consequentemente, não são admitidas candidaturas espontâneas.

mais

O que é um «anúncio de concurso»?

Cada concurso para funcionários permanentes é divulgado através de um anúncio de concurso, com uma descrição do perfil, dos critérios de admissão ao concurso e do processo de seleção.

mais

Quanto tempo demora o processo de seleção?

Regra geral, um processo de seleção demora de 5 a 9 meses, a contar da data de publicação do anúncio de concurso.

mais

O que é um «júri»?

Cada processo de seleção de funcionários permanentes tem um júri próprio, que é responsável por todas as fases de seleção dos candidatos e pela elaboração da lista final dos candidatos selecionados. Os membros dos júris são funcionários das instituições da UE. Cada júri é composto por membros permanentes (nomeados habitualmente por um período de 2 a 4 anos para garantir a coerência dos vários processos de seleção) e não permanentes (nomeados para um processo de seleção específico que requer conhecimentos especializados num determinado domínio).

mais

A que correspondem os diferentes graus de administrador?

A carreira de administrador abrange os graus AD 5 a AD 16.  Os candidatos com uma licenciatura são recrutados no grau AD 5.  Para funções mais especializadas, a seleção e recrutamento podem ser feitos nos graus AD 6 / AD 7. Nesse caso, são exigidos vários anos de experiência profissional.  Os graus AD 9 / AD 12 correspondem ao nível de enquadramento médio. Para se ser selecionado e recrutado nestes graus é necessário ter experiência prévia no domínio da gestão.

mais

Encontrou uma resposta?

Sim Não