Agentes contratuais (CAST Permanente)

Início > Agentes contratuais (CAST Permanente)
picture showing men and women

No âmbito do CAST Permanente, as instituições, os organismos e as agências da UE podem recrutar agentes contratuais para trabalhar em diferentes domínios profissionais.

O termo CAST (do inglês Contract Agents Selection Tool) designa o procedimento de seleção de agentes contratuais. O termo permanente significa que não existe prazo para apresentação das candidaturas, pelo que os candidatos o podem fazer a qualquer momento.

Os agentes contratuais são recrutados quer para desempenhar tarefas manuais ou de apoio administrativo temporárias, quer para suprir a falta de funcionários com as qualificações necessárias em determinados domínios especializados.

Quando necessitam de recrutar, as instituições, os organismos e as agências da UE podem selecionar um certo número de candidatos cujas qualificações correspondem ao perfil profissional pretendido a partir da base de dados de candidaturas do CAST.

Estes candidatos pré-selecionados são convidados a realizar uma série de testes de escolha múltipla por computador. Os candidatos aprovados nesta primeira seleção serão submetidos a uma segunda fase que inclui uma entrevista e/ou outros métodos de avaliação. Para mais informações sobre os testes de seleção CAST Permanente, consulte os Exemplos de provas.

Os candidatos que tiverem êxito em todas as fases de seleção poderão receber uma oferta de emprego.

Os agentes contratuais são recrutados por um período máximo de seis anos, frequentemente com base num contrato inicial mais curto mas renovável, de 6 a 12 meses, consoante o tipo de lugar. Em algumas agências, representações e delegações, este contrato temporário pode dar lugar a um contrato por tempo indeterminado.

Para mais informações, consulte a secção CAST Permanente Perguntas Frequentes.

 

Grupos de funções

Para poderem participar na seleção CAST, os candidatos devem seguir todas as instruções indicadas no Convite à Manifestação de Interesse do CAST Permanente. O procedimento requer a criação de uma conta EPSO e a introdução de informações pessoais, profissionais e académicas numa base de dados CAST.

Para mais informações sobre o procedimento de candidatura, consulte a secção Como candidatar-se.

Os agentes contratuais podem ocupar uma grande variedade de lugares, que requerem níveis de qualificações diferentes. Existem quatro grupos de funções:

I. Tarefas manuais e de apoio administrativo
II. Tarefas de escritório ou secretariado e outras tarefas equivalentes
III. Tarefas de execução, de redação, de contabilidade e outras tarefas técnicas equivalentes
IV. Tarefas administrativas, de consultoria, linguísticas e outras tarefas técnicas equivalentes.

Os candidatos podem candidatar-se a um ou vários grupos de funções, desde que preencham os critérios de admissibilidade.

Consulte o Convite à manifestação de interesse para obter uma lista completa das condições gerais e específicas de admissão aplicáveis por perfil e por grupo de funções (línguas, qualificações académicas e experiência profissional). 

O respeito pela diversidade cultural e a promoção da igualdade de oportunidades são princípios fundadores da UE, pelo que o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal se esforça por tratar todos os candidatos da mesma forma e por lhes garantir as mesmas oportunidades e condições de acesso. Para mais informações sobre a nossa política de igualdade de oportunidades e para solicitar adaptações especiais para realizar as provas de seleção, consulte a página consagrada à igualdade de oportunidades.

 

Perfis

O CAST Permanente inclui uma série de perfis nos grupos de funções I, II, III e IV. As candidaturas devem ser apresentadas para um perfil e não para um lugar específico.

Figura abaixo a lista dos perfis abrangidos pelo procedimento CAST Permanente. Clique em cada uma das secções para saber quais as tarefas que correspondem a cada perfil. Pode candidatar-se a um ou mais perfis e/ou grupos de funções. Aconselhamo‑lo vivamente a candidatar-se apenas aos perfis e grupos de funções para os quais os seus estudos e a sua experiência são os mais pertinentes.