Agentes contratuais (CAST Permanente)

Home > Agentes contratuais (CAST Permanente)

O acrónimo CAST (do inglês Contract Agents Selection Tool) designa o procedimento de seleção de agentes contratuais. Os agentes contratuais são recrutados quer para efetuar tarefas manuais ou de apoio administrativo quer para suprir a falta de funcionários com as qualificações necessárias em determinados domínios especializados

O termo «permanente» significa que não existe um prazo para apresentar uma candidatura a um perfil CAST. Trata-se de um método de seleção aberto, ao abrigo do qual os candidatos conservam os resultados positivos obtidos durante um período de tempo predeterminado.

Os agentes contratuais são contratados por um período máximo de seis anos. Consoante o tipo de lugar, podem ter um contrato inicial de seis a 12 meses. Em algumas agências, representações e delegações, este contrato pode dar lugar a um contrato por tempo indeterminado.

Grupos de funções

Os agentes contratuais podem ocupar uma grande variedade de postos de trabalho, que requerem níveis de qualificações diferentes. Existem quatro grupos de funções:

  1. Tarefas manuais e de apoio administrativo
  2. Tarefas de escritório ou secretariado e outras tarefas equivalentes
  3. Tarefas de execução, de redação, de contabilidade e outras tarefas técnicas equivalentes
  4. Tarefas administrativas, de consultoria, linguísticas e outras tarefas técnicas equivalentes

Para se candidatar ao grupo de funções I, precisa de ter concluído a escolaridade obrigatória.

Para se candidatar aos grupos de funções II e III, precisa de ter concluído estudos superiores ou de ser titular de um diploma do ensino secundário que dê acesso a estudos superiores. Além disso, deve ter uma experiência profissional adequada de, pelo menos, três anos ou, sempre que o interesse do serviço o justifique, uma formação profissional ou uma experiência profissional de nível equivalente.

Para se candidatar ao grupo de funções IV, precisa de ter concluído estudos universitários com uma duração de, pelo menos, três anos ou, sempre que o interesse do serviço o justifique, uma formação profissional de nível equivalente.

Pode candidatar-se a um ou vários grupos de funções, desde que preencha os requisitos aplicáveis.

O respeito pela diversidade cultural e a promoção da igualdade de oportunidades são princípios fundadores da UE, pelo que o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal se esforça por tratar todos os candidatos da mesma forma e por lhes garantir as mesmas oportunidades e condições de acesso. Para mais informações e/ou solicitar adaptações especiais para realizar as provas de seleção, consulte a página sobre a política de igualdade de oportunidades.

 

Perfis

O CAST Permanente abrange um número não exaustivo de perfis dos grupos de funções I, II, III e IV. Em cada grupo de funções pode escolher um ou vários perfis. Tenha em conta que as candidaturas devem ser apresentadas para um perfil e não para um lugar específico.