Administradores no domínio da política relativa às substâncias químicas

Início > Administradores no domínio da política relativa às substâncias químicas
people in a lab

É especialista no domínio das substâncias químicas? Gostaria de ter uma carreira internacional e de trabalhar num ambiente multicultural? Se for o caso, continue a ler.

A Comissão Europeia pretende recrutar especialistas com experiência profissional no domínio das substâncias químicas. Os responsáveis pela gestão de políticas recrutados (grau AD 6) trabalharão sobretudo na Direção-Geral do Mercado Interno, da Indústria, do Empreendedorismo e das PME (DG GROW) e na Direção-Geral do Ambiente (DG ENV) da Comissão Europeia.

As suas principais tarefas consistirão em desenvolver, gerir e aplicar políticas e legislação no domínio das substâncias químicas, realizar tarefas de regulamentação nos vários domínios relacionados com os produtos químicos, nomeadamente na sequência de avaliações dos riscos para a saúde humana e ambientais e de análises socioeconómicas, e acompanhar a aplicação da legislação. Também terá de preparar e participar em reuniões e negociações dos Estados-Membros, acompanhar as tendências e os acordos comerciais e participar nas negociações sobre a política em matéria de substâncias químicas, incluindo negociações internacionais.

Enquanto entidades empregadoras, as instituições e agências da UE proporcionam acesso a um vasto leque de competências e a numerosas oportunidades para ampliar os seus conhecimentos, melhorar as suas capacidades e evoluir profissionalmente. 

O respeito pela diversidade cultural e a promoção da igualdade de oportunidades são princípios fundadores da UE, pelo que o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal se esforça por tratar todos os candidatos da mesma forma e por lhes garantir as mesmas oportunidades e condições de acesso. Para mais informações, consulte a página sobre a nossa política de igualdade de oportunidades, nomeadamente sobre como solicitar adaptações especiais nas provas de seleção.

 

Será que tem o perfil adequado?

Para se candidatar, tem de ser cidadão da União Europeia e saber, pelo menos, duas línguas oficiais da UE, nomeadamente ter um conhecimento aprofundado da língua 1 (uma das 24 línguas oficiais da UE) e um conhecimento satisfatório da língua 2 (inglês ou francês).

É necessário ser titular de um diploma universitário correspondente a, pelo menos, quatro anos de estudos numa das seguintes áreas temáticas: química, engenharia química, mineralogia, exploração mineira, toxicologia, ecotoxicologia, biologia, estudos ambientais, medicina humana ou veterinária, farmacologia ou outra matéria diretamente relacionada com a natureza das funções. Além desse diploma, deve ter, pelo menos, três anos de experiência profissional no domínio das substâncias químicas posterior ao diploma. Também se pode candidatar se possuir um diploma universitário correspondente a, pelo menos, três anos de estudos nos domínios referidos, seguido de experiência profissional de, pelo menos, quatro anos no domínio das substâncias químicas.

Se satisfaz estes requisitos, então é de si que estamos à procura!

Para informações pormenorizadas sobre os requisitos, consulte o anúncio de concurso na página indicada mais abaixo.

O prazo para a apresentação das candidaturas tem início em 11 de março de 2021.