Administradores no domínio das relações externas

Início > Administradores no domínio das relações externas

É especialista no domínio das relações externas? Deseja promover os valores da União Europeia nas suas relações com os países terceiros?

A União Europeia pretende recrutar especialistas com experiência profissional no domínio das relações externas. Os especialistas recrutados (nos graus AD 5 e AD 7) trabalharão principalmente no Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) – o serviço diplomático da UE – e ajudarão o alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança na execução da política externa e de segurança comum da União.

No seu trabalho, terá por principais funções promover e proteger os interesses e os valores da UE nas suas relações com os países terceiros e as organizações internacionais, bem como contribuir para a condução da política externa e de segurança comum (PESC) da União. Cooperará ainda com os serviços diplomáticos nacionais dos Estados-Membros da UE, o Conselho e a Comissão Europeia, a fim de assegurar a coerência entre os diferentes domínios da ação externa da União.

Enquanto empregadoras, as instituições e agências da UE proporcionam acesso a um vasto leque de competências e a numerosas oportunidades para ampliar os seus conhecimentos, melhorar as suas capacidades e desenvolver a sua carreira profissional. As equipas multiculturais, internacionais e diversas que compõem as instituições trabalham em conjunto para melhorar a qualidade de vida de cerca de 450 milhões de cidadãos da UE e em todo o mundo.

O respeito pela diversidade cultural e a promoção da igualdade de oportunidades são princípios fundadores da UE, pelo que o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal se esforça por garantir as mesmas oportunidades, tratamento e condições de acesso a todos os candidatos. Para obter mais informações sobre a nossa política de igualdade de oportunidades e o procedimento para solicitar adaptações especiais nas provas de seleção, consulte a nossa página.

Tem o perfil adequado?

Tem de ser cidadão da União Europeia e saber, pelo menos, duas línguas oficiais da UE: um conhecimento aprofundado da língua 1 (uma das 24 línguas oficiais da UE) e um conhecimento satisfatório da língua 2 (inglês ou francês).

Para se candidatar ao grau AD 5 (grau de entrada do grupo de funções de administrador), deve possuir habilitações correspondentes a um ciclo completo de estudos universitários de, pelo menos, três anos, seguido de pelo menos um ano de experiência profissional no domínio das relações externas. Para o grau mais elevado (AD 7) são exigidas habilitações correspondentes a um ciclo completo de estudos universitários de, pelo menos, três anos, seguido de pelo menos sete anos de experiência profissional no domínio das relações externas, ou a um ciclo completo de estudos universitários de, pelo menos, quatro anos, seguido de pelo menos seis anos de experiência profissional relevante.

Se estes requisitos correspondem ao seu perfil, então é de si que estamos à procura!

Para informações pormenorizadas sobre os requisitos, consulte o anúncio de concurso na página de candidatura indicada mais abaixo.

O prazo de candidatura abre a 10 de setembro.