Administradores (m/f) no domínio da saúde e da segurança alimentar

Início > Administradores (m/f) no domínio da saúde e da segurança alimentar
Female doctor discussing during a conference with colleagues.

É especialista no domínio da saúde ou da segurança dos alimentos? Se for o caso, continue a ler.

A Comissão Europeia pretende recrutar administradores com conhecimentos especializados no domínio da saúde e da segurança dos alimentos. Os peritos recrutados (grau AD 7) trabalharão principalmente na Direção-Geral da Saúde e da Segurança dos Alimentos (DG SANTE). Os candidatos aprovados dos perfis 1 e 2 serão recrutados principalmente em Bruxelas e no Luxemburgo, enquanto os candidatos aprovados do perfil 3 serão recrutados em Grange (Irlanda).

Oferecemos oportunidades profissionais a peritos que correspondam a um dos três perfis que ora se descrevem. Atenção: os candidatos só podem concorrer a um perfil.

  1. Elaboração de políticas e de legislação no domínio da saúde: as principais tarefas consistirão em desenvolver políticas e legislação no domínio da saúde e aplicar a legislação em vigor. Os candidatos recrutados deverão realizar estudos socioeconómicos preparatórios e consultar as partes interessadas e os Estados-Membros; exercer tarefas regulamentares nos diferentes subsetores da saúde (incluindo a avaliação de riscos e a gestão de crises) e acompanhar os progressos científicos nesses domínios; preparar e participar nas negociações, bem como acompanhar e utilizar os pareceres científicos emitidos pelas agências competentes da UE.
     
  2. Elaboração de políticas e de legislação no domínio da segurança dos alimentos: as principais tarefas consistirão em desenvolver políticas e legislação nos domínios da segurança dos alimentos para consumo humano e animal, da saúde e do bem-estar animal, e da fitossanidade, e aplicar a legislação em vigor. Os candidatos recrutados deverão realizar estudos socioeconómicos preparatórios e desempenhar tarefas regulamentares, incluindo a avaliação dos riscos e a gestão de crises; preparar e participar nas negociações e acompanhar os regimes comerciais no domínio da segurança dos alimentos para consumo humano e animal; contribuir para as atividades de regulamentação internacional e para as políticas comerciais da UE, bem como acompanhar e utilizar os pareceres científicos emitidos pelas agências competentes da UE.
     
  3. Auditoria, inspeção e avaliação no domínio da saúde e da segurança dos alimentos: as principais tarefas consistirão em realizar auditorias, inspeções e avaliações do desempenho das autoridades nacionais e de outras entidades oficiais responsáveis pela supervisão regulamentar e o controlo em domínios como a segurança dos alimentos para consumo humano e animal, a saúde e o bem-estar animal, a fitossanidade e a proteção da saúde. As funções administrativas neste domínio incluirão a preparação de planos de auditoria e de avaliação, a redação de relatórios de auditoria e a contribuição para o desenvolvimento de políticas à luz dos resultados dessas auditorias.

Enquanto entidades empregadoras, as instituições e agências da UE proporcionam acesso a um vasto leque de competências e a numerosas oportunidades para ampliar os seus conhecimentos, melhorar as suas capacidades e desenvolver a sua carreira profissional. 

O respeito pela diversidade cultural e a promoção da igualdade de oportunidades são princípios fundadores da UE, pelo que o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal se esforça por garantir as mesmas oportunidades, tratamento e condições de acesso a todos os candidatos. Para obter mais informações sobre a nossa política de igualdade de oportunidades e o procedimento para solicitar adaptações especiais nas provas de seleção, consulte a nossa página.

 

Tem o perfil adequado?

Os candidatos devem ser cidadãos da UE e possuir um conhecimento aprofundado de uma das línguas oficiais da UE e um conhecimento satisfatório de inglês ou de francês.

Devem ainda possuir habilitações correspondentes a um ciclo completo de estudos universitários de, pelo menos, quatro anos numa área relacionada com o perfil específico (a lista das áreas correspondentes a cada perfil consta do anúncio de concurso, disponível nas páginas de candidatura em baixo), seguido de pelo menos seis anos de experiência profissional diretamente relacionada com a natureza das funções no perfil escolhido. Em alternativa, devem possuir habilitações correspondentes a um ciclo completo de estudos universitários de, pelo menos, três anos numa área relacionada com o perfil específico, seguido de pelo menos sete anos de experiência profissional pertinente.

Se estes requisitos correspondem ao seu perfil, então é de si que estamos à procura!

Para mais informações sobre os requisitos, consulte o anúncio de concurso nas páginas das candidaturas mais abaixo.

O prazo de candidatura abre a 20 de maio de 2021.