Investigadores e peritos antifraude

Início > Investigadores e peritos antifraude
picture showing a young woman looking through a magnifying glass

A Comissão Europeia (CE) está interessada em recrutar investigadores e peritos antifraude nos domínios das despesas da UE e da luta contra a corrupção e das alfândegas e comércio, tabaco e mercadorias de contrafação. Os investigadores (grau AD7) e peritos (grau AD9) recrutados trabalharão principalmente no Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF).

Oferecemos oportunidades profissionais a peritos que correspondam a um dos perfis a seguir descritos. Atenção! Só pode concorrer a um grau e a um domínio.

  • Domínio 1 – Inquéritos e operações antifraude no domínio das despesas da UE e da luta contra a corrupção

Investigadores antifraude (AD7): As suas principais tarefas consistirão em realizar inquéritos no domínio das despesas e das receitas da UE, luta contra a corrupção e faltas graves cometidas pelo pessoal da UE.

Peritos antifraude (AD9): Com um elevado grau de especialização, as suas principais tarefas consistirão em realizar e prestar apoio especializado de alto nível no âmbito de inquéritos e operações relativas às despesas e receitas e à luta contra a corrupção.

  • Domínio 2 – Inquéritos e operações antifraude no domínio das alfândegas e comércio, tabaco e mercadorias de contrafação

Investigadores antifraude (AD7): As suas principais tarefas consistirão em realizar inquéritos no domínio aduaneiro e comercial, do tabaco e das mercadorias de contrafação.

Peritos antifraude (AD9): As suas principais tarefas consistirão em realizar e prestar apoio especializado no âmbito de inquéritos e operações no domínio aduaneiro e comercial, do tabaco e das mercadorias de contrafação.

 

Enquanto entidades empregadoras, as instituições e agências da UE proporcionam aos membros do seu pessoal o acesso a um vasto leque de competências e numerosas oportunidades para ampliarem os conhecimentos, melhorarem as capacidades e evoluírem profissionalmente. 

O respeito pela diversidade cultural e a promoção da igualdade de oportunidades são princípios fundadores da UE, pelo que o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal se esforça por garantir as mesmas oportunidades, tratamento e condições de acesso a todos os candidatos. Para mais informações, consulte a página sobre a nossa política de igualdade de oportunidades, nomeadamente sobre como solicitar adaptações especiais nas provas de seleção.

 

Será que tem o perfil adequado?

 

Os candidatos devem ser cidadãos da UE e possuir um conhecimento aprofundado de uma língua oficial da UE, bem como um conhecimento satisfatório de inglês ou francês. Precisam também de satisfazer os seguintes critérios, que variam em função do domínio:

 

  • Investigadores (AD7): Domínio 1/Domínio 2: Os candidatos devem possuir um diploma universitário correspondente a estudos de, pelo menos, 4 anos, seguido de, pelo menos, 6 anos de experiência profissional ou um diploma universitário correspondente a estudos de, pelo menos, 3 anos, seguido de, no mínimo, 7 anos de experiência profissional, como investigador, agente de polícia ou outra função profissional que implique a realização de inquéritos no respetivo domínio de atividade.
  • Peritos (AD9): Domínio 1/Domínio 2: Os candidatos devem possuir um diploma universitário correspondente a estudos de, pelo menos, 4 anos, seguido de, pelo menos, 10 anos de experiência profissional ou um diploma universitário correspondente a estudos de, pelo menos, 3 anos, seguido de, no mínimo, 11 anos de experiência profissional que implique a realização de inquéritos no respetivo domínio de atividade. A experiência profissional deve incluir, pelo menos, três anos de experiência de gestão de inquéritos complexos (abrangendo, por exemplo, investigações transfronteiriças, inquéritos que impliquem uma multiplicidade de infratores, incluindo a nível nacional, modus operandi complexos, investigações muito sensíveis, investigações em ambientes internacionais).

 

Para informações pormenorizadas sobre os requisitos, o processo de candidatura e as provas de avaliação, consulte o anúncio de concurso nas páginas abaixo indicadas.

O prazo de candidatura tem início em 7 de outubro.