Coronavírus: informações importantes

Início > Coronavírus: informações importantes

ATENÇÃO: até novo aviso, as informações relacionadas com o surto de COVID-19 serão atualizadas primeiro em inglês. As versões nas outras línguas serão publicadas gradualmente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS – atualizado em 1/10/2020:

O EPSO continua a acompanhar atentamente a evolução do surto de COVID-19. Devido ao facto de ser impossível prever a evolução da situação, o EPSO continua a tomar todas as precauções necessárias, em conformidade com as instruções e orientações comunicadas pelas instituições da UE e pelas autoridades nacionais. Os candidatos que participam nos processos de seleção em curso devem consultar regularmente a sua conta EPSO, bem como o sítio Web do EPSO. Se tiverem dúvidas, podem também contactar-nos através do formulário de contacto.

O EPSO atualiza regularmente as informações à medida que ficam disponíveis.

 

Testes por computador:

Em colaboração com a Prometric, a empresa contratada para assegurar a realização dos testes por computador, o EPSO já recomeçou a organizar este tipo de testes no quadro de vários processos de seleção, para o que é preciso ter em conta as diferentes regras em vigor nos países da UE e nos países terceiros, assim como os diferentes calendários de desconfinamento nacionais, as regras em matéria de distanciamento social e as medidas de higiene necessárias.

Consulte aqui as orientações e instruções em matéria de procedimentos de segurança em vigor nos centros de testes da Prometric. É essencial lê-las cuidadosamente antes de marcar os testes e verificar novamente as instruções antes de viajar para realizar o teste.
De acordo com as orientações, os candidatos devem usar uma máscara durante todo o tempo que permanecerem no centro de testes. Aceitam-se tanto máscaras cirúrgicas como proteções faciais de tecido. Os candidatos que chegarem ao centro de testes sem máscara, não serão autorizados a fazer o teste nem a marcar outro.

Os candidatos devem ter em conta que atendendo às circunstâncias podem ser tomadas medidas suplementares nos centros de testes. Por exemplo, o pessoal do centro de testes pode ter instruções para medir a temperatura dos candidatos com um termómetro eletrónico que não implique nenhum contacto.

 

Provas realizadas nos centros de avaliação de Bruxelas e do Luxemburgo:

No início do surto da COVID-19, no mês de março, o EPSO viu-se obrigado a suspender as atividades dos seus centros de avaliação de Bruxelas e do Luxemburgo. Dadas as atuais circunstâncias, ainda não será possível organizar, num futuro próximo, nenhumas provas que exijam a presença física dos candidatos nas instalações do EPSO. Por conseguinte, este está atualmente a estudar formas de realizar as provas do centro de avaliação num formato em linha (à distância).

Como funcionam as provas realizadas à distância?

Por prova realizada à distância entende-se que os candidatos fazem as provas em casa, no escritório, etc., e não precisam de se deslocar até às instalações do EPSO. Este tipo de provas são efetuadas através de software de conferências e de mensagens eletrónicas. Os pormenores técnicos são comunicados antecipadamente, incluindo a possibilidade de testar a ligação antes do dia da avaliação.

Prevê-se que as provas dos centros de avaliação comecem a ser feitas à distância antes do final do corrente ano. O EPSO informará os candidatos, através da respetiva conta EPSO, de todos os pormenores, logística e requisitos técnicos com, pelo menos, três semanas de antecedência.

Concursos EPSO/AD/373/19 e EPSO/AD/365-370/19:

Os estudos de caso tiveram lugar no início de setembro nos centros de testes da Prometric e o EPSO gostaria de agradecer a todos os candidatos pela sua cooperação.

As provas nos centros de avaliação inicialmente previstos em Bruxelas ou no Luxemburgo serão realizadas à distância. O exercício de grupo será cancelado e substituído por uma entrevista situacional, que visa avaliar as competências dos candidatos, dado que o seu formato se presta mais a ser feito em linha. Os candidatos dos concursos EPSO/AD/365-70/19 também terão de fazer os testes de escolha múltipla por computador nos centros da Prometric situados em todo o mundo (estes testes tinham sido inicialmente previstos para decorrer num centro de avaliação).

Concursos EPSO/AD/372/19 e EPSO/AD/374/19:

Os candidatos que não puderam fazer as provas num dos centros de avaliação em Bruxelas ou no Luxemburgo antes de 6 de março de 2020 farão as provas à distância. O exercício de grupo será substituído por uma entrevista situacional, que visa avaliar as competências dos candidatos.

Todas as provas realizadas pelos candidatos num centro de avaliação em Bruxelas ou no Luxemburgo antes de 6 de março de 2020, bem como as pontuações obtidas, continuam a ser válidos. Todavia, o exercício de grupo será cancelado e substituído por uma entrevista situacional, que visa avaliar as competências dos candidato, dado que o seu formato se presta mais a ser feito em linha. Os candidatos que foram avaliados no âmbito de um exercício de grupo antes de 6 de março de 2020 serão contactados pelo EPSO para participar numa entrevista situacional.

Provas num centro de avaliação

Os candidatos que fizeram provas num dos centros de avaliação em Bruxelas ou no Luxemburgo antes de 6 de março de 2020 receberão, com três semanas de antecedência, uma convocatória para fazerem uma entrevista situacional, que visa avaliar as competências dos candidatos.

Os candidatos que não chegaram a fazer provas no centro de avaliação de Bruxelas ou do Luxemburgo antes de 6 de março de 2020 receberão com três semanas de antecedência uma nova convocatória para fazerem as provas do centro de avaliação à distância (incluindo uma entrevista situacional para avaliar as competências dos candidatos). Os candidatos que tenham recebido uma convocatória para um centro de avaliação em Bruxelas devem ignorá-la. Os candidatos do concurso EPSO/AD/374/19 terão também de fazer testes de escolha múltipla por computador nos centros da Prometric situados em todo o mundo (estes testes tinham sido inicialmente previstos para decorrer num centro de avaliação).

Brevemente serão publicadas informações pormenorizadas e instruções suplementares tanto no sítio do EPSO como nas contas EPSO dos candidatos.

As datas que figuram nas páginas dos concursos em curso foram sistematicamente revistas e alteradas em conformidade com as novas datas previstas.

De qualquer forma, consulte regularmente a sua conta EPSO para informações atualizadas.

 

Processo de seleção CAST/P (CAST Permanente):

O EPSO está ciente de que alguns dos candidatos convocados para fazer provas em setembro de 2020 podem não ter conseguido marcá-las nem fazê-las devido à persistência da pandemia de COVID-19. Se este for o seu caso, já deve ter recebido uma convocatória através da sua conta EPSO para fazer provas em outubro.

Se foi convocado para fazer provas em outubro, mas não as pode marcar nem fazer por motivos relacionados com a pandemia de COVID-19, tenha em conta que será convocado novamente para novembro, a não ser que contacte o EPSO e declare expressamente que não deseja receber uma nova convocatória. O EPSO só voltará a enviar uma nova convocatória aos candidatos que renovem o seu interesse no perfil correspondente até à meia-noite de 21 de outubro de 2020. Se tiver a certeza de que voltou a mostrar o seu interesse, não precisa de contactar o EPSO diretamente nem de tomar qualquer outra medida. No final de outubro, receberá uma convocatória através da sua conta EPSO.

A decisão de voltar a enviar uma convocatória para futuras provas é uma das medidas tomadas pelo EPSO para atenuar as repercussões da pandemia nos candidatos e, tanto quanto possível, assegurar a igualdade de oportunidades nas circunstâncias atuais.

As novas datas indicativas para os novos períodos de realização de testes já foram publicadas nas páginas dos diferentes perfis CAST/P.

 

Novos concursos e processos de seleção:

O EPSO atualiza regularmente no seu sítio Web as datas indicativas dos novos concursos. Hoje, mais do que nunca, aguardamos com expectativa a oportunidade de selecionar pessoas motivadas e interessadas em trabalhar para a Europa nestes tempos difíceis.

 

Continue a assegurar o seu bem-estar e o da sua família e amigos.