Coronavírus: informações importantes

Início > Coronavírus: informações importantes

Até novo aviso, as informações relacionadas com o surto de COVID-19 são atualizadas primeiro em inglês. As versões nas outras línguas serão publicadas assim que possível.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS – atualizado em 24/7/2020:

O EPSO acompanha atentamente a evolução do surto de COVID-19. Na fase atual, o EPSO está a organizar testes que terão lugar a partir de setembro.

Obviamente, devido à impossibilidade de prever a evolução da situação, o EPSO continua a tomar todas as medidas de precaução adequadas em conformidade com as instruções e orientações comunicadas pelas instituições da UE e pelas autoridades nacionais. Os candidatos que participam nos processos de seleção em curso devem consultar regularmente a sua conta EPSO, bem como o sítio do EPSO. Podem também contactar-nos, enviando-nos as suas perguntas, através do formulário previsto para o efeito.

Testes por computador:

O EPSO, em colaboração com o seu contratante neste domínio, a Prometric, já recomeçou a realização de testes por computador no quadro de diversos processos de seleção. Neste contexto, tomam-se em consideração as diferentes normas em vigor nos países da UE e em países terceiros, assim como os diferentes calendários de desconfinamento, as regras em matéria de distanciamento social e as medidas de higiene necessárias.

Consulte as orientações e instruções em matéria de procedimentos de segurança em vigor nos centros de testes da Prometric. É essencial lê-las cuidadosamente antes de marcar os testes.
Tal como indicado nas orientações, é necessário trazer e usar uma máscara durante todo o tempo que permanecer no centro de testes. Aceitam-se tanto máscaras cirúrgicas como proteções faciais de tecido. Se chegar ao centro de testes sem uma máscara, não será autorizado a realizar o teste nem poderá marcar outro teste.

Cabe ter em conta que, nas circunstâncias atuais, podem ser postas em prática medidas adicionais nos centros de testes, por exemplo, pode ser necessário medir a temperatura dos candidatos com um termómetro eletrónico que não exija qualquer contacto pelo pessoal que trabalha nesses centros.

O sítio do EPSO foi adaptado em conformidade e será atualizado com base em novas informações à medida que estas estiverem disponíveis. 

Testes nos centros de avaliação de Bruxelas e do Luxemburgo:

Em março, no início do surto da COVID-19, o EPSO teve de suspender todas as atividades dos seus centros de avaliação em Bruxelas e no Luxemburgo. Prevê-se atualmente que os centros de avaliação dos concursos EPSO/AD/372/19, EPSO/AD/373/19 e EPSO/AD/374/19 recomecem as suas atividades a partir de meados de setembro. As datas que figuram nas páginas dos concursos em curso estão a ser revistas e alteradas em tempo útil, em conformidade com as novas datas previstas.

Foram elaboradas instruções e medidas de segurança para os candidatos. Será garantido o distanciamento físico, bem como o fornecimento de máscaras e desinfetante para as mãos. Uma descrição pormenorizada das referidas medidas figura no nosso sítio Web que será regularmente atualizado, consoante necessário. Deve proceder à sua consulta periódica e, sobretudo, antes de se deslocar até ao centro de avaliação. Serão adotadas e comunicadas oportunamente medidas de segurança semelhantes para os centros de avaliação no Luxemburgo.

O EPSO já enviou as convocatórias aos candidatos que participam no concurso EPSO/AD/374/19 e que ainda não tenham feito provas num centro de avaliação. Os candidatos de outros concursos receberão uma convocatória para uma nova data com três semanas de antecedência, de forma a terem tempo suficiente para tratarem das formalidades de viagem.

Entretanto, consulte regularmente a sua conta EPSO durante os meses de verão para mais informações atualizadas.

Se já fez as suas provas no centro de avaliação, não voltará a ser convocado.

Processo de seleção CAST/P (CAST Permanente):

A realização de testes no âmbito dos processos de seleção CAST Permanente foi significativamente afetada pela crise do coronavírus. O EPSO está ciente de que alguns dos candidatos convocados para fazer testes em junho/julho de 2020 poderão não ter conseguido marcá-los e/ou fazê-los devido à persistência da pandemia de COVID-19.

Os candidatos que se encontrarem nesta situação serão convocados para fazer os testes numa data posterior. Não precisa de contactar o EPSO nem de tomar quaisquer medidas. Até ao final de agosto, receberá uma confirmação por correio eletrónico que será enviada para o endereço indicado na sua conta EPSO.

A decisão de voltar a enviar uma convocatória para um futuro teste constitui uma medida tomada pelo EPSO para atenuar as repercussões da pandemia nos candidatos e para assegurar tanto quanto possível a igualdade de oportunidades nas circunstâncias atuais.

As novas datas indicativas para os novos períodos de realização de testes já foram publicadas nas páginas dos diferentes perfis CAST/P.

Novos concursos e processos de seleção:

Consulte o nosso sítio Web para ver o planeamento indicativo dos novos concursos, que foi agora atualizado. Hoje, mais do que nunca, aguardamos com expectativa a oportunidade de selecionar pessoas motivadas e interessadas em trabalhar para a Europa nestes tempos difíceis.

Continue a assegurar o seu bem-estar e o da sua família e amigos.