Coronavírus: informações importantes

Início > Coronavírus: informações importantes

Atenção! Até novo aviso, as informações sobre a COVID-19 são atualizadas em primeiro lugar em inglês. As versões nas outras línguas serão publicadas gradualmente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS – atualizado em 19.3.2021:

O EPSO continua a acompanhar atentamente a evolução do surto de COVID-19 e a tomar todas as medidas de precaução adequadas em conformidade com as instruções e orientações comunicadas pelas instituições da UE e pelas autoridades nacionais. Os candidatos que participam nos processos de seleção em curso devem consultar regularmente a sua conta EPSO, bem como o sítio do EPSO. As datas que figuram nas páginas dos concursos em curso foram sistematicamente revistas e alteradas em conformidade com as novas datas previstas.

Podem também contactar-nos, como habitualmente, através do formulário de contacto eletrónico.

O EPSO atualiza regularmente as informações à medida que ficam disponíveis.

 

Medidas gerais aplicáveis aos testes em computador nos centros de testes da Prometric

O EPSO está a seguir atentamente as diferentes regras e orientações estabelecidas em vários países, tanto na Europa como no resto do mundo, em particular nos numerosos países que introduziram várias formas de confinamento. Esta situação tem um impacto inevitável na disponibilidade de centros de testes dado que, consoante o país, alguns centros podem estar abertos enquanto outros estão fechados.

O EPSO analisou cuidadosamente esta situação e, para os processos de seleção em curso, decidiu continuar a realizar testes nos centros que permanecem abertos. Dada a natureza da COVID-19 e os diferentes «picos» por país/região, o adiamento dos testes atualmente previstos não seria uma solução que beneficiasse todos os candidatos, uma vez que a nossa lista inclui candidatos de todo o mundo. 

Garantimos que o contratante do EPSO cumpre todas as medidas sanitárias e de segurança necessárias nesta situação difícil. Consulte aqui as orientações e instruções em matéria de procedimentos de segurança em vigor nos centros de testes da Prometric. A lista dos centros de testes atualmente encerrados é atualizada com regularidade. Se o seu centro de testes não figurar na lista de centros fechados, é sinal de que as provas decorrerão como previsto.

Leia cuidadosamente as informações antes de marcar os testes e verifique novamente as instruções antes de viajar para os realizar.

De acordo com as orientações, os candidatos devem usar sempre máscara enquanto permanecerem no centro de testes. As máscaras com válvulas unidirecionais/de expiração são proibidas no centro de testes, devido à falta de filtração de viriões das mesmas. Os candidatos que chegarem ao centro de testes sem máscara ou que não respeitarem as medidas sanitárias e de segurança não serão autorizados a fazer o teste nem a marcar outro.

Os candidatos devem ter em conta que, dependendo das circunstâncias, os centros de testes podem tomar medidas suplementares. Por exemplo, poder-se-á pedir aos candidatos que se sujeitem à medição da temperatura, pelo pessoal do centro de testes, com um termómetro eletrónico que não implique contacto.

Para mais informações sobre as medidas adotadas nos centros de testes, os candidatos podem contactar a Prometric diretamente através do número nacional gratuito correspondente ou do número de telefone +31 320 239 575.

 

Medidas específicas aplicáveis aos testes em computador nos centros de testes da Prometric nos concursos e nas seleções de agentes temporários em curso (excluindo o procedimento CAST Permanente)

O EPSO está ciente de que alguns candidatos podem não ter a possibilidade de efetuar uma reserva, viajar para um centro de testes ou realizar a prova na data marcada. Continuará, por isso, a acompanhar de perto a situação e procurará assegurar que os candidatos que ficaram impedidos de realizar as provas as possam realizar logo que a situação o permita.

Se, por motivos relacionados com a atual crise de saúde pública, os candidatos ficarem impedidos de efetuar uma reserva ou de participar nas provas, deverão apresentar uma justificação sucinta do sucedido e um documento comprovativo pertinente (por exemplo, referência a uma decisão oficial atualizada da respetiva autoridade nacional/regional). Devem apresentar a documentação em causa através do formulário de contacto do EPSO com a maior brevidade, ou seja, mal surja o problema. Todos os pedidos serão decididos caso a caso, após análise dos documentos comprovativos. Para mais informações, consultar igualmente a convocatória na conta EPSO.

 

Medidas específicas para os candidatos ao procedimento de seleção CAST Permanente:

Se foi convocado para fazer provas mas não as pôde marcar nem realizar por motivos relacionados com a COVID-19, será reconvocado durante o período de provas seguinte, desde que declare o seu interesse em continuar a participar no processo de seleção em causa. Uma vez declarado o seu interesse, não precisa de contactar o EPSO diretamente nem de tomar qualquer outra medida. Receberá a convocatória através da sua conta EPSO.

Chama-se a atenção para o facto de o processo de seleção/recrutamento para um lugar para o qual um candidato tenha sido pré-selecionado poder não ter sido suspenso. O EPSO e os serviços interessados em recrutar não podem ser responsabilizados se o candidato não for contactado apesar de ter passado nas provas para as quais foi convocado em resultado desta medida.

A reconvocatória automática para um futuro teste foi um gesto de solidariedade que o EPSO introduziu a partir de março de 2020 para atenuar a incerteza gerada pelo desencadeamento súbito da crise sanitária. O EPSO decidiu agora pôr termo a esta medida a partir de maio de 2021. Como tal, os candidatos que não possam prestar provas em abril de 2021 receberão a última reconvocatória automática para prestarem provas em maio de 2021, desde que declarem devidamente o seu interesse em continuar a participar no processo de seleção em causa. Os candidatos que não possam prestar provas em maio de 2021 deixarão de ser automaticamente reconvocados para o período de provas seguinte.

As datas indicativas dos novos períodos de provas já foram publicadas nas páginas Web dos diferentes perfis CAST/P.

 

Provas realizadas nos centros de avaliação:

No início do surto da COVID-19, em março de 2020, o EPSO foi obrigado a suspender as atividades dos centros de avaliação de Bruxelas e do Luxemburgo e decidiu organizar as provas do centro de avaliação num formato em linha (à distância).

Por prova realizada à distância, entende-se uma prova que os candidatos podem fazer em casa, no escritório, etc., não precisando de se deslocar às instalações do EPSO para o efeito. Estas provas são realizadas através de uma ferramenta de videoconferência. Os pormenores técnicos são comunicados antecipadamente, incluindo a possibilidade de testar a ligação antes do dia da avaliação.

 

Novos concursos e processos de seleção:

O EPSO atualiza regularmente no seu sítio Web as datas indicativas dos novos concursos. Hoje, mais do que nunca, aguardamos com expectativa a oportunidade de selecionar pessoas motivadas e interessadas em trabalhar para a Europa nestes tempos difíceis.

 

Cuide de si e continue a assegurar o seu bem-estar e o da sua família e amigos.