Coronavírus: informações importantes

Início > Coronavírus: informações importantes

Até novo aviso, as informações relacionadas com o surto de COVID-19 serão atualizadas primeiro em inglês. As versões nas outras línguas serão publicadas assim que possível.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS – atualizado em 19/5/2020:

O EPSO acompanha atentamente a evolução do surto de COVID-19, tomando todas as medidas de precaução adequadas em conformidade com as instruções e orientações comunicadas pelas instituições da UE e pelas autoridades nacionais. Aconselhamos os candidatos que participam nos processos de seleção em curso a consultar regularmente a sua conta EPSO, bem como o sítio do EPSO. Como habitualmente, podem também enviar-nos perguntas através do formulário de contacto.

Testes por computador:

O EPSO, juntamente com a Prometric (a empresa contratada para assegurar a realização dos testes por computador), está a envidar esforços para os testes por computador no quadro de vários processos de seleção poderem recomeçar quanto antes. Para o efeito, é preciso ter em conta as diferentes regras em vigor nos países da UE e nos países terceiros, assim como os diferentes calendários de desconfinamento nacionais, as regras em matéria de de distanciamento social e as medidas de higiene. Assim que estiverem disponíveis informações mais pormenorizadas sobre o planeamento dos testes, as páginas dos processos de seleção serão atualizadas.

Testes nos centros de avaliação de Bruxelas e do Luxemburgo:

As atividades dos centros de avaliação do EPSO de Bruxelas e do Luxemburgo foram suspensas. As atividades dos centros de avaliação relacionadas com os concursos EPSO/AD/372/19, EPSO/AD/373/19 e EPSO/AD/374/19 foram suspensas entre 9 de março e, pelo menos, setembro de 2020. As datas que figuram nas páginas dos concursos em curso estão a ser revistas e serão alteradas em devido tempo, de acordo com as novas datas previstas.

Processo de seleção CAST/P (CAST Permanente):

A realização dos testes no âmbito dos processo de seleção CAST Permanente no mês de março foi grandemente afetada pela crise do coronavírus. Se tiver sido convocado para fazer testes em março (de 10 a 16 de março), mas não conseguiu marcá-los nem fazê-los, voltará a ser convocado para junho/julho. Receberá a convocatória através da sua conta EPSO.

O próximo período de testes do processo de seleção CAST/P está previsto para o final de junho/início de julho. As novas datas indicativas já foram publicadas nas páginas dos diferentes perfis CAST/P.

O EPSO está ciente de que alguns dos candidatos convocados para fazer testes em junho/julho de 2020 poderão não conseguir marcá-los e/ou fazê-los devido aos efeitos persistentes da pandemia de COVID-19.

Os candidatos que se encontrarem nesta situação serão convocados para fazer os testes numa data posterior. Não precisa de contactar o EPSO nem de tomar nenhumas medidas. Até ao final de agosto, receberá uma confirmação por correio eletrónico para o endereço indicado na sua conta EPSO.

A decisão de voltar a enviar uma convocatória para um futuro teste é uma medida tomada pelo EPSO para atenuar o efeito da pandemia nos candidatos e para assegurar tanto quanto possível a igualdade de oportunidades nas circunstâncias atuais.

Novos concursos e processos de seleção:

Na medida do possível, o EPSO procura respeitar o planeamento indicativo dos novos concursos. Aguardamos com expectativa a oportunidade de selecionar pessoas motivadas e interessadas em trabalhar para a Europa nestes tempos difíceis. Serão brevemente dadas mais informações sobre os próximos concursos.

Continue a assegurar o seu bem-estar e o da sua família e amigos.