Coronavírus: informações importantes

Início > Coronavírus: informações importantes

Atenção! Até novo aviso, as informações relacionadas com a COVID-19 são atualizadas em primeiro lugar em inglês. As versões nas outras línguas serão publicadas assim que estiverem disponíveis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS – atualizado em 12/7/2021:

 

O EPSO continua a acompanhar atentamente a evolução do surto de COVID-19 e a tomar todas as medidas de precaução adequadas em conformidade com as instruções e orientações comunicadas pelas autoridades nacionais e as instituições da UE. Os candidatos que participam em processos de seleção devem consultar regularmente a respetiva conta EPSO, bem como o sítio do EPSO. As datas publicadas nas páginas dos concursos a decorrer estão sujeitas a alterações regulares.

Os candidatos podem também contactar-nos através do formulário de contacto eletrónico.

O EPSO dará mais informações à medida que estas forem ficando disponíveis.

 

Medidas gerais aplicáveis à:

  • realização de provas em computador em centros de testes acreditados
  • realização de provas em computador vigiadas à distância [1]

Embora se assista a um abrandamento gradual das restrições relacionadas com a COVID-19 em muitos países da UE, esse abrandamento ainda não está a acontecer em todos.

No início de julho de 2021, o EPSO introduziu a possibilidade de realizar provas em computador vigiadas à distância para determinados concursos, começando pelos testes de escolha múltipla. Graças às provas vigiadas à distância, o EPSO poderá avançar mais rapidamente com a organização dos concursos. A vigilância das provas à distância através da aplicação ProProctor da Prometric, a empresa contratada pelo EPSO, permite que os candidatos façam as provas em qualquer local, assegurando simultaneamente a integridade dessas provas. Para além de proporcionar uma maior flexibilidade e ser mais eficaz em termos de custos, esta solução é particularmente relevante no contexto da atual situação mundial, em que a presença nos centros de testes se pode revelar problemática devido às medidas de saúde pública em vigor, como restrições de viagem e confinamentos em vários países, que também levaram ao encerramento de centros de testes.

Assim que possível, são publicadas no sítio do EPSO informações pormenorizadas sobre este novo sistema de realização de provas, os concursos visados e o planeamento das provas.

Com a introdução da possibilidade de realizar provas vigiadas à distância, combinada com a realização de provas em centros de testes, o EPSO deu início às provas em computador para os processos de seleção publicados mais recentemente, permitindo aos candidatos escolherem a sua opção preferida. As datas indicativas serão publicadas nas páginas Web dos processos de seleção em causa

Caso a opção de realizar provas vigiadas à distância esteja disponível para um determinado concurso, os candidatos serão informados da mesma através da página desse concurso no nosso sítio Web. As informações completas são publicadas na conta EPSO dos candidatos com bastante antecedência em relação à data das provas.

Se optarem por não realizar provas vigiadas à distância, os candidatos podem fazer as provas num dos centros de testes acreditados do EPSO em todo o mundo, mediante marcação prévia. É da responsabilidade dos candidatos verificar se estão em vigor restrições relativas a viagens ou de outro tipo relativamente ao centro de testes selecionado, tendo em conta a atual situação de pandemia.

Para os candidatos que optarem por realizar a sua prova num dos centros de testes, continuaremos a acompanhar com atenção as diferentes regras e orientações em vigor nos países da Europa e do resto do mundo, uma vez que o tipo de confinamento varia de país para país. Esta situação tem um impacto inevitável na disponibilidade dos centros de testes dado que, consoante o país, alguns centros podem estar abertos enquanto outros estão fechados.

A lista dos centros de testes atualmente encerrados é atualizada com regularidade. Se o seu centro de testes não figurar na lista de centros encerrados, é sinal de que as provas decorrerão como previsto. Garantimos que a empresa contratada pelo EPSO cumpre todas as medidas sanitárias e de segurança necessárias nesta situação difícil. Consulte as orientações e instruções em matéria de procedimentos de segurança em vigor nos centros de testes.

Leia cuidadosamente as informações antes de marcar os testes e consulte novamente as instruções antes de viajar.

[1] Durante a realização de provas vigiadas à distância, os candidatos são vigiados em permanência por um vigilante que usa várias ferramentas de vigilância. Caso tenham alguma dúvida ou numa situação de emergência, os candidatos podem contactar o vigilante.

 

Medidas sanitárias

De acordo com as orientações, os candidatos devem usar sempre máscara enquanto permanecerem no centro de testes. As máscaras com válvulas unidirecionais/de expiração são proibidas no centro de testes, devido à falta de filtração de viriões das mesmas. Os candidatos que chegarem ao centro de testes sem máscara ou que não respeitarem as medidas sanitárias e de segurança não serão autorizados a fazer a prova nem a marcar outra.

Os candidatos devem ter em conta que, em função das circunstâncias, os centros de testes podem tomar medidas suplementares. Por exemplo, poder-se-á pedir aos candidatos que se sujeitem à medição da temperatura, levada a cabo pelo pessoal do centro de testes, com um termómetro eletrónico que não implique contacto.

Para mais informações sobre as medidas adotadas nos centros de testes, os candidatos podem contactar a Prometric diretamente através do número nacional gratuito correspondente ou do número de telefone +31 320 239 575.

 

Medidas específicas para os candidatos do processo de seleção CAST Permanente:

Se tiver sido convocado para fazer provas de seleção mas não as pôde marcar nem fazer, não voltará a ser automaticamente convocado durante o período de testes seguinte. Se voltar a manifestar o seu interesse na candidatura em questão, poderá ser pré-selecionado e convocado novamente para o mesmo perfil, ou para outro, pelos serviços interessados em recrutar.

As datas indicativas dos novos períodos de realização de testes já foram publicadas nas páginas Web dos diferentes perfis CAST/P.

 

Provas realizadas nos centros de avaliação:

No início do surto da COVID-19, em março de 2020, o EPSO foi obrigado a suspender todas as atividades dos centros de avaliação de Bruxelas e do Luxemburgo, tendo decidido organizar as provas do centro de avaliação num formato em linha (à distância).

Por prova realizada à distância entende-se uma prova que os candidatos realizam em casa, no escritório, etc., não precisando de se deslocar às instalações do EPSO para o efeito. Estas provas são realizadas através de uma ferramenta de videoconferência. Os pormenores técnicos são comunicados antecipadamente, incluindo a possibilidade de testar a ligação antes do dia da avaliação.

 

Novos concursos e processos de seleção:

O planeamento indicativo dos novos concursos até ao final do corrente ano foi atualizado. 

Hoje, mais do que nunca, aguardamos com expectativa a oportunidade de selecionar pessoas motivadas e interessadas em trabalhar para a Europa nestes tempos difíceis.

 

 

Cuide de si e continue a assegurar o seu bem-estar, bem como o da sua família e amigos.