Início > Inquérito do EPSO sobre a diversidade

Inquérito do EPSO sobre a diversidade

O EPSO, o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal das instituições europeias, deseja aumentar a diversidade da sua reserva de talentos e, desse modo, ajudar a administração pública europeia a ser um espelho fiel da diversidade dos cidadãos de que está ao serviço. Para tal, lançou um inquérito com o fito de perceber melhor quão diversa é a atual reserva de candidatos e de, no futuro, chegar a um leque de eventuais candidatos mais alargado.

Lançado na primeira semana de fevereiro de 2021, este inquérito facultativo visou um universo de inquiridos constituído por candidatos a concursos decorridos entre 2018 e 2020 e entretanto encerrados. O inquérito é totalmente anónimo e está em conformidade com os atuais requisitos em matéria de proteção de dados. Os dados recolhidos serão utilizados exclusivamente para efeitos de análise estatística da diversidade da reserva de candidatos.

O reforço da aceitação social, o combate aos preconceitos e a promoção dos benefícios da diversidade numa sociedade cada vez mais diversificada são alguns dos principais objetivos da União Europeia. Com efeito, a igualdade e a diversidade têm reconhecido potencial para ajudar a Europa a superar os desafios da atualidade, reforçando a participação no mercado de trabalho e garantindo que cada elemento da sociedade consiga tirar o máximo partido do seu talento. 

O EPSO assegura a igualdade de oportunidades nos seus processos de seleção e a igualdade de acesso a todos os candidatos, independentemente da sua origem. Respeita a inclusão nos processos de seleção e dá a todos os candidatos as mesmas oportunidades para demonstrarem plenamente as suas competências, identificando e eliminando potenciais fatores de bloqueio, eventuais preconceitos e quaisquer outros riscos de discriminação. O inquérito‑piloto contribuirá para aperfeiçoar as atividades do EPSO destinadas a tornar mais atraentes as carreiras profissionais nas instituições europeias para todos os cidadãos europeus.

O prazo para responder ao inquérito já terminou. O EPSO está atualmente a analisar as respostas.

Data de publicação : 05/02/2021 - 10:49
Data de atualização : 16/03/2021 - 07:40