Juristas-linguistas de língua irlandesa

Início > Juristas-linguistas de língua irlandesa

É jurista multilingue e está interessado em enveredar por uma carreira internacional?

A União Europeia pretende recrutar juristas-linguistas de língua irlandesa (GA) altamente qualificados. Os funcionários recrutados (grau AD 7) trabalharão essencialmente no Tribunal de Justiça da UE, com sede no Luxemburgo.

Enquanto jurista-linguista, será incumbido de traduzir textos jurídicos da União Europeia para a língua do concurso a partir de outras duas línguas, no mínimo, e de rever essas traduções. Realizará igualmente análises jurídicas em colaboração com as secretarias e os outros serviços do Tribunal de Justiça. O trabalho de um jurista-linguista implica a utilização de ferramentas informáticas e buróticas correntes.

Enquanto entidades empregadoras, as instituições e agências da UE proporcionam acesso a um vasto leque de competências e inúmeras oportunidades para alargar os seus conhecimentos, melhorar as suas capacidades e desenvolver a sua carreira profissional. As equipas multiculturais, internacionais e diversificadas que compõem as instituições trabalham em conjunto para melhorar a qualidade de vida de cerca de 450 milhões de cidadãos da UE e em todo o mundo.

O respeito pela diversidade cultural e a promoção da igualdade de oportunidades são princípios fundadores da UE, pelo que o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal se esforça por garantir a igualdade de oportunidades, de tratamento e de condições de acesso a todos os candidatos. Para obter mais informações sobre a nossa política de igualdade de oportunidades e o procedimento para solicitar adaptações específicas nas provas de seleção, consulte esta página.

Tem o perfil adequado?

É cidadão da União Europeia com um excelente conhecimento de, pelo menos, três línguas oficiais da UE – conhecimento perfeito da língua 1 (irlandês – língua do concurso), conhecimento aprofundado da língua 2 (inglês, francês, alemão, italiano, polaco ou espanhol) e conhecimento aprofundado da língua 3 (uma das 24 línguas oficiais da UE que não seja a língua 1 nem a língua 2). Nesse caso, preenche as condições necessárias.

Além disso, deve ter habilitações correspondentes a um ciclo completo de estudos universitários comprovado por um dos seguintes diplomas em direito:

  • Leibhéal oideachais arb ionann é agus cúrsa ollscoile a bheith críochnaithe agus deimhnithe le dioplóma sa dlí, nó a comhionann, nó cáilíocht mar abhcóide nó aturnae a baineadh amach in Éirinn; féadfar dioplómaí nó cáilíochtaí coibhéiseacha a baineadh amach sa Ríocht Aontaithe a chur san áireamh.
  • Taithí ghairmiúil iomchuí bliana ar a laghad i gcás iarrthóirí a rinne cúrsaí trí bliana.

Não é necessário possuir experiência profissional se os estudos universitários exigidos tiverem uma duração igual ou superior a quatro anos.

Para informações pormenorizadas sobre os requisitos a preencher, consulte o anúncio de concurso na página abaixo indicada.

O prazo para a apresentação das candidaturas tem início em 18 de novembro de 2021.