Especialistas em matéria de segurança

Início > Especialistas em matéria de segurança
Security Guard Listening To Earpiece Against Airplane

É um especialista em segurança motivado? Dispõe de credenciação de segurança ou não se importa de se submeter a uma investigação de segurança? As instituições da UE desejam recrutar agentes e assistentes nos domínios das operações de segurança, da segurança técnica e da segurança dos documentos.

Como agente de segurança, a sua função principal será garantir a segurança de pessoas, edifícios e informações sensíveis e classificadas, tendo também de coordenar equipas e projetos.

Como assistente de segurança, prestará assistência nos aspetos operacionais da proteção de pessoas, bens e informações sensíveis e classificadas.

Quer os agentes quer os assistentes de segurança poderão ter de desempenhar tarefas num sistema de rotação fora do horário normal de serviço, em função das necessidades específicas das várias instituições, bem como de assegurar permanências.

O respeito pela diversidade cultural e a promoção da igualdade de oportunidades são princípios fundadores da UE, pelo que o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal se esforça por tratar todos os candidatos da mesma forma e por lhes garantir as mesmas oportunidades e condições de acesso. Para mais informações, consulte a página sobre a nossa política de igualdade de oportunidades e como solicitar adaptações especiais nas provas de seleção.

Não perca esta oportunidade! O prazo para as candidaturas começa em 24 de janeiro.

 

Será que tem o perfil adequado?

É indispensável ser cidadão da UE e saber, pelo menos, duas línguas oficiais da UE, uma das quais deve ser o inglês ou o francês.

Para se candidatar a um lugar de agente de segurança, é necessário ser titular de um diploma universitário correspondente a, pelo menos, quatro anos de estudos, seguido de uma experiência profissional de, pelo menos, seis anos no domínio da segurança relevante para as funções em causa, ou ser titular de um diploma universitário correspondente a, pelo menos, três anos de estudos, seguido de uma experiência profissional relevante de, pelo menos, sete anos. Pode também candidatar-se se tiver uma formação profissional equivalente comprovada por um diploma ou certificado emitido por uma instituição de ensino superior ou uma instituição pública, tal como uma academia de polícia, militar ou de informação, seguida de uma experiência profissional relevante de, pelo menos, sete anos.

Para se candidatar a um lugar de assistente de segurança, é necessário ser titular de um diploma do ensino pós-secundário relevante para as funções em causa ou ter seguido uma formação profissional equivalente ao nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações, seguida de uma experiência profissional relevante de, pelo menos, três anos. Pode também candidatar-se se for titular de um diploma que dê acesso ao ensino pós-secundário ou tiver seguido uma formação profissional equivalente ao nível 4 do Quadro Europeu de Qualificações, qualquer um deles seguido de uma experiência profissional relevante de, pelo menos, seis anos.

Panorama do processo de seleção: 

Candidatura

Testes por computador

Avaliador de talentos/Talent screener

Centro de avaliação

Lista de reserva