Especialistas em Direito e Finanças

Home > Especialistas em Direito e Finanças

É especialista em Direito ou em Finanças? A Comissão Europeia está interessada em recrutar especialistas (AD 7) nos seguintes domínios:

  1. Direito da concorrência
  2. Direito financeiro
  3. Direito da União Económica e Monetária
  4. Disposições financeiras aplicáveis ao orçamento da UE e
  5. Proteção das moedas de euro contra a falsificação

Nos três domínios do Direito, as tarefas a executar compreendem a realização de estudos de mercado e de análises jurídicas e económicas e a prestação de assistência ou a representação do serviço jurídico da Comissão Europeia em litígios perante os tribunais da União Europeia (domínio 1). As funções incluem a elaboração e negociação de legislação, o controlo da conformidade das legislações nacionais com a legislação da UE (domínio 2), bem como a participação na elaboração do relatório de convergência para os processos de entrada na zona euro e as negociações de adesão da UE à União Económica e Monetária (domínio 3).

Nos dois domínios relacionados com as Finanças, as tarefas a desempenhar incluem o aconselhamento dos serviços da Comissão e de outras instituições e organismos da UE sobre a aplicação e a interpretação do Regulamento Financeiro (domínio 4). Além disso, pode ter de realizar análises de carácter técnico de moedas suspeitas e elaborar informações sobre a contrafação de moedas de euro destinadas a permitir a aplicação da lei e a facilitar a aplicação da legislação europeia em matéria de proteção do euro contra a fraude e a contrafação (domínio 5).

Enquanto empregador, as instituições e agências europeias proporcionam o acesso a um vasto conjunto de conhecimentos especializados e a numerosas oportunidades de ampliar os seus próprios conhecimentos, de melhorar as suas competências e de evoluir profissionalmente. O respeito pela diversidade cultural e a promoção da igualdade de oportunidades são princípios fundadores da UE, pelo que o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal se esforça por garantir que todos os candidatos beneficiam das mesmas oportunidades e condições de acesso e são tratados da mesma forma. Para mais informações, consulte a página sobre a nossa política de igualdade de oportunidades, nomeadamente sobre como solicitar adaptações especiais para as provas de seleção.

Não perca esta oportunidade! O prazo para as candidaturas começa a 6 de junho.

 

Será que tem o perfil adequado?

Para se candidatar é necessário ser cidadão da UE e ter um profundo conhecimento de uma das 24 línguas oficiais da UE, bem como um conhecimento satisfatório de inglês, francês, alemão ou italiano.

Além disso, deve ser titular de um diploma universitário correspondente a um curso de, pelo menos, três anos, seguido de seis a nove anos de experiência profissional no domínio (em função do curso). É necessário ser titular de um diploma de Direito para se candidatar aos domínios do Direito Financeiro e do Direito da União Económica e Monetária.

Para mais informações sobre os requisitos, consulte o anúncio de concurso publicado em 6 de junho de 2019.

 

Panorama do processo de seleção: 

Candidatura

Testes por computador

Avaliador de talentos/Talent screener

Centro de avaliação

Lista de reserva