Trabalhar e viver no Luxemburgo

Início > Trabalhar e viver no Luxemburgo

Situado na encruzilhada entre a França, a Bélgica e a Alemanha, o Luxemburgo é conhecido pelo seu ambiente cosmopolita e pela qualidade de vida e nível de vida da sua população.

Não admira, pois, que seja considerado um dos países mais felizes do mundo.

Vivem neste país tão próspero 626 000 pessoas de 170 nacionalidades diferentes, que falam cerca de 80 línguas.

O país e a sua capital, a cidade do Luxemburgo, são uma combinação única de tradição e modernidade, de edifícios contemporâneos e castelos, rodeados de uma natureza espetacular. E tudo facilmente acessível a pé ou à distância de um curto trajeto de automóvel.

 

Um mercado de trabalho dinâmico

Nos últimos anos, a par das instituições europeias, muitas empresas internacionais escolheram o Luxemburgo para estabelecer a sua sede. 

Possuindo atualmente o segundo maior PIB per capita do mundo e o maior centro bancário privado da zona euro, a capacidade de atração do Luxemburgo de profissionais qualificados é cada vez maior. O mercado de trabalho em expansão do país é também altamente atraente para os cônjuges dos funcionários públicos da UE interessados em oportunidades de trabalho.

O crescimento económico e o desenvolvimento do país suscitaram recentemente um aumento da população e criaram uma sociedade aberta em que todos se sentem bem-vindos. Neste ambiente multicultural, é fácil conhecer pessoas e fazer amigos.

Nesta nação multilingue, as quatro línguas mais faladas são o inglês, o francês, o alemão e o luxemburguês. Com os expatriados a perfazer quase metade da população total, a vida de todos os dias também decorre em português, italiano, espanhol, polaco, sueco, finlandês e romeno, entre outros.

 

Um país, várias vantagens

Para além de uma economia florescente, o Luxemburgo oferece aos seus residentes uma vasta gama de vantagens, tais como:

 

A magia da natureza

A cidade e a natureza coexistem harmoniosamente no Luxemburgo, onde edifícios urbanos e de caráter histórico estão a uma curta distância de lagos, colinas e florestas.

A serenidade e diversidade das paisagens do país são uma fonte de entretenimento para todos os gostos e permitem esquecer as tensões do quotidiano.

Quer a pé quer sobre duas ou quatro rodas, explorar o Luxemburgo significa embarcar numa viagem exaltante, que nos leva do centro histórico da cidade do Luxemburgo, classificado património mundial pela UNESCO, a castelos construídos em encostas íngremes, passando por planaltos, vales e rios e pela primeira reserva natural transfronteiriça europeia.

No Luxemburgo, o respeito pelo ambiente é primordial e a natureza é o principal aliado de quem deseja passar um bom momento. Uma vasta rede de percursos pedestres e 600 quilómetros de ciclovias permitem viajar de forma ecológica e segura, mesmo atravessando a fronteira.

Os adeptos dos desportos aquáticos podem escolher entre uma grande variedade de atividades, tais como canoagem, caiaque, esqui aquático, natação, stand-up paddle, pesca, etc.

 

A UE no Luxemburgo

É no Luxemburgo, um dos membros fundadores da UE, que se encontra a maior concentração de instituições e organismos europeus: