Perguntas frequentes

Home > Perguntas frequentes > Case study > Quais as regras de conduta aplicáveis nos centros onde são realizados os testes por computador?

Quais as regras de conduta aplicáveis nos centros onde são realizados os testes por computador?

O não respeito das seguintes regras de conduta pode conduzir à expulsão do centro onde se realizam os testes e à exclusão das fases seguintes do processo de seleção:

Os candidatos devem respeitar o regulamento do centro de testes Prometric (disponível no centro no dia dos testes), bem como todas as instruções que forem dadas pelo pessoal do centro.

As sessões de testes são vigiadas e gravadas em vídeo. A fim de garantir que as provas decorrem num ambiente seguro, vários vigilantes realizam rondas regulares enquanto os candidatos fazem os testes.

Os alimentos e bebidas só são autorizados na sala/zona de espera e não podem ser levados para a sala onde são feitos os testes. Não são fornecidas bebidas nos centros de testes.

Os testes devem ser realizados sem qualquer apoio ou equipamento para além do disponibilizado pelo centro.

Todos os artigos proibidos (por exemplo, relógios, papel, canetas, livros, notas, instruções, pastas, sacos, calculadoras, computadores, tabletes, telemóveis, leitores de MP3, máquinas fotográficas, etc.) devem ser desligados (no caso dos dispositivos que produzem ruído) e guardados nos cacifos previstos para o efeito. Em algumas provas de tradução (quando especificamente mencionado no anúncio de concurso), os candidatos são autorizados a levar os seus próprios dicionários. Ver a pergunta frequente Posso levar dicionários para as provas de tradução?.

Pode ser-lhe pedido que tire os óculos para que possam ser inspecionados de perto. 

Para além das alianças e dos anéis de noivado, é proibido usar joias na sala de testes.

Não pode tirar nenhuma joia ou peça de roupa autorizada que esteja a usar na sala de testes. Deve guardar as joias ou peças de roupa que não estiver a usar no cacifo que lhe for atribuído.

A Prometric e o EPSO não aceitam nenhuma responsabilidade por eventuais danos ou perda de bens que tenham sido trazidos para o centro de testes.

As candidatas grávidas estão isentas de passar pelo scâner de segurança. Se não desejarem ser sujeitas a este controlo, devem informar o pessoal da Prometric.

É estritamente proibido copiar ou registar de qualquer forma o conteúdo dos testes ou torná-lo acessível ao público. O conteúdo dos testes é propriedade do EPSO.

É expressamente proibido fumar no centro de testes.

É proibido falar na sala onde decorrem os testes. Se necessitar de assistência, levante a mão para chamar um vigilante.

Não será tolerado nenhum comportamento grosseiro, abusivo, depreciativo ou agressivo para com membros do pessoal ou outros candidatos. Este tipo de comportamento pode conduzir à exclusão do concurso.

Achou a resposta útil?

Sim Não