FAQs

Quais são as instruções para a realização dos testes por computador?

 

Consulte o anúncio de concurso ou o convite à manifestação de interesse para ficar a saber qual a duração dos testes e a pontuação mínima que é necessário obter.

 

Chegada ao centro de avaliação

A carta de confirmação da marcação contém uma ligação com o endereço do centro de avaliação.

Chegue, pelo menos, 30 minutos antes da hora marcada. Em caso de atraso ou de falta de comparência, não podemos garantir a disponibilidade de lugares.

 

Testes de escolha múltipla: ser-lhe-á oferecido o primeiro lugar disponível. Se chegar antes da hora prevista, poderá ser-lhe dada a possibilidade de fazer os testes mais cedo. No caso de um atraso superior a 30 minutos devido a circunstâncias que escapam ao seu controlo (por exemplo, problemas técnicos), pode solicitar ao centro de avaliação que faça uma marcação para outra data.

 

Quando forem fazer o estudo de caso ou as provas de tradução, os candidatos devem prever mais tempo no centro de avaliação para a eventualidade de ocorrer um atraso inesperado. Se for caso disso, serão dadas mais informações no próprio centro de avaliação.

 

Controlo de identidade

No centro de avaliação, deve apresentar:

  • uma versão impressa da confirmação da marcação que recebeu na sua conta EPSO
  • um documento comprovativo da identidade válido com uma fotografia recente e assinatura - passaporte, bilhete de identidade/cartão de cidadão, carta de condução, autorização de residência nacional/regional, cartão de identidade militar
  • caso o documento com a fotografia de identidade não esteja assinado, outra prova de identidade que ostente uma assinatura - carta de condução, cartão bancário ou cartão de crédito

Os dados pessoais que constam dos documentos acima referidos devem ser iguais aos da sua conta EPSO.

 

Início dos testes

No início de cada teste, terá de confirmar o seu nome. Se o seu nome não estiver indicado no teste, clique em «Não» no ecrã e notifique imediatamente a pessoa responsável.

Regra geral, todas as instruções que figuram nos testes (incluindo o tutorial, os ecrãs de introdução e o inquérito) estão redigidas na sua segunda língua. Nos concursos para linguistas, isto pode ser diferente.

Os testes têm de ser feitos nas línguas que indicou no formulário de candidatura. Consulte a sua conta EPSO para verificar as línguas indicadas. Tenha em conta que, depois de enviar o formulário de candidatura, deixa de poder alterar as suas escolhas em matéria de línguas. 

Cada posto de trabalho deve dispor do equipamento a seguir enumerado (certifique-se de que tudo funciona corretamente antes de começar a fazer os testes):

  • cartões plastificados para tirar notas
  • um marcador
  • um rato para a mão direita
  • uma calculadora com as funções básicas (mais uma calculadora no ecrã, se os testes forem numéricos)
  • tampões auditivos descartáveis (se pedidos)

Se necessitar de ajuda, pode chamar um vigilante levantando a mão.

 

Tutorial

Antes de começar os testes, deverá assistir a um tutorial (com uma duração de 5 ou 10 minutos consoante o tipo de teste) com instruções sobre o desenrolar dos testes.

Uma vez que o ambiente do teste e a navegação durante o exame são explicados pormenorizadamente no tutorial, considera-se que os candidatos conhecem essas funções, pelo que o EPSO não aceitará nenhuma reclamação a este propósito.

Em certos casos, é necessário fazer deslizar o ecrã para ver a pergunta completa e as respostas possíveis.

Quando acabar de ver o tutorial, clique em FIM para começar a fazer o teste.

 

Intervalos e conclusão dos testes

Deve fazer todos os testes.

A certa altura, durante o desenrolar dos testes, poderá ser-lhe proposto fazer um intervalo facultativo. As horas exatas serão comunicadas na convocatória.

Certifique-se de que clica inadvertidamente no botão FIM, uma vez que tal desencadeará o início da prova seguinte.

Se sair da sala em qualquer outro momento durante o teste (intervalo não previsto), não lhe será concedido nenhum tempo suplementar.

No caso de certos testes, se desejar terminar mais cedo, pode sair da sala em silêncio depois de notificar um vigilante.

Os candidatos devem assinar um registo sempre que entram e saem da sala.

 

Inquérito

No final das provas (com exceção do exercício e-tray), é pedido aos candidatos que consagrem cinco minutos do seu tempo a preencher um inquérito facultativo sobre a sua experiência. Esta oportunidade não deve ser utilizada para fazer comentários sobre questões técnicas ou apresentar pedidos de neutralização das perguntas (ver as perguntas frequentes sobre essas questões). O inquérito não é classificado.

 

Depois dos testes 

Quando acabar, pode solicitar um certificado de presença no centro de avaliação.

Os resultados dos testes não são comunicados nos centros de avaliação.

Depois de a janela com os testes se fechar, os resultados são processados pela Prometric, enviados ao EPSO e validados pelo júri durante uma reunião organizada para o efeito. Este procedimento dura geralmente várias semanas.

O período para realização dos testes pode ser prorrogado em caso de necessidade.

Encontrou uma resposta?

Sim Não