Perguntas frequentes

Home > Perguntas frequentes > As despesas de viagem são reembolsadas?

As despesas de viagem são reembolsadas?

O EPSO não dá ajudas de custo para despesas de viagem incorridas com a participação dos candidatos em testes por computador ou testes intermédios/preliminares (isto é, testes de escolha múltipla, exercício caixa de correio eletrónico (e-tray) e provas de tradução).

Os candidatos convocados para o estudo de caso ou a prova escrita específica do domínio que tenham um endereço de residência num país não pertencente à UE têm direito a solicitar ajudas de custo para as despesas de viagem se estas provas fizerem parte das provas do centro de avaliação (consultar o anúncio de concurso em questão).

Quando participa em testes no centro de avaliação pode, se for caso disso, solicitar ajudas de custo para as suas despesas de viagem, mas não o reembolso de todas as despesas efetivamente incorridas (artigo 2.º). Além disso, no que se refere às despesas de estadia, estão previstas ajudas de custo apenas se os vários testes no centro de avaliação se realizarem em dois dias consecutivos ou separados por um máximo de três dias (artigo 6.º). Não receberá nenhumas ajudas de custo para as despesas de alojamento relativas à noite anterior ou posterior à realização dos testes no centro de avaliação, de acordo com as seguintes regras:

  • regras sobre ajudas de custo para despesas de viagem e estadia dos candidatos convocados para testes organizados no âmbito de um concurso ou de um processo de seleção, ou para uma entrevista ou exame médico (aplicável aos processos de seleção publicados a partir de 1 de janeiro de 2018)
  • regras sobre ajudas de custo para despesas de viagem e estadia dos candidatos convocados a participar em testes no âmbito de um processo de seleção organizado pelo EPSO – centro de avaliação, provas escritas, práticas e/ou provas orais (aplicável aos processos de seleção publicados a partir de 1 de junho de 2015): alemão, francês, inglês

Nota importante:  dispõe de três meses a contar da data do teste para enviar o pedido completo de ajudas de custo para as despesas de viagem e estadia.

Regra geral, o cálculo do montante das ajudas é feito com base no endereço de residência indicado na conta EPSO do candidato.

Se tiver direito a receber ajudas de custo:

EPSO – Secretariado da Unidade 01
C-25 7/56
Comissão Europeia
1049 Bruxelas
Bélgica

Para ficar a saber como solicitar ajudas de custo para as suas despesas de viagem e/ou de estadia, consulte esta pergunta frequente sobre o assunto.

Achou a resposta útil?

Sim Não