Perguntas frequentes

Início > Perguntas frequentes > Que tipos de provas tenho de fazer depois de ser pré-selecionado?

Que tipos de provas tenho de fazer depois de ser pré-selecionado?

Se for pré-selecionado por um serviço interessado em recrutar, será convocado para fazer dois tipos de provas de seleção.

Em primeiro lugar, tem de fazer uma série de testes de escolha múltipla destinados a avaliar as suas aptidões gerais de raciocínio verbal, numérico e abstrato na sua língua principal (língua 1).

Em seguida, terá de fazer uma prova específica de competências* relativas ao perfil e grupo de funções a que se candidata na sua segunda língua (língua 2). 

Se já tiver sido aprovado nos testes de raciocínio para o mesmo grupo de funções ou para um grupo de funções superior, mas não no teste de competências*, só será convocado para fazer este último*.

O EPSO não organiza testes de competências para os perfis do grupo de funções I. Se passar nos testes de raciocínio para o grupo de funções I, pode ser convocado para fazer um teste de competências organizado pelo serviço interessado em recrutar.

Para todos os grupos de funções, o serviço interessado em recrutar pode pedir-lhe que faça testes de admissão que considere relevantes para o lugar a preencher, tais como uma prova de redação, um teste de condução, etc. Se for caso disso, este serviço comunicar-lhe-á diretamente informações pormenorizadas sobre essas provas.

Para mais informações, consulte os exemplos de provas («Agentes contratuais» - «Teste de competências»).

*Os candidatos a perfis linguísticos (corretores de provas e tradutores) têm de fazer provas de compreensão linguística em vez de um teste de competências.

Achou a resposta útil?

Sim Não