Perguntas frequentes

Início > Perguntas frequentes > O que acontece se não passar nas provas de seleção?

O que acontece se não passar nas provas de seleção?

Se não passar nos testes de raciocínio, o teste de competências* que efetuou na mesma ocasião não será classificado.

Se passar nos testes de raciocínio mas não passar no teste de competências*, os resultados dos testes de raciocínio permanecerão válidos.

Além disso, em caso de não aprovação num teste, aplicam-se as regras seguintes:

  • Se não passar no teste de raciocínio, não pode ser convocado(a) para realizar um teste idêntico para o mesmo grupo de funções ou para um grupo de funções superior nos seis meses seguintes. Pode, contudo, ser convocado(a) para realizar testes de raciocínio para grupos de funções inferiores.
  • Se não passar no teste de competências*, não pode ser convocado(a), nos seis meses seguintes, para realizar outro teste de competências* para o mesmo perfil no mesmo grupo de funções ou num grupo de funções superior. Continua, no entanto, a poder realizar testes de competências* para o mesmo perfil num grupo de funções inferior ou para um perfil diferente.

O período de seis meses começa a contar a partir do dia em que os resultados são publicados na sua conta EPSO.

Assinala-se que, findo o período de seis meses, os serviços interessados em recrutar pessoal não são obrigados a convocá-lo(a) para a realização de novos testes.

* Os candidatos a perfis linguísticos (revisores de provas e tradutores) realizam um teste de compreensão linguística em vez de um teste de competências.

Achou a resposta útil?

Sim Não