Todos os anos, os concursos para funcionários AD generalistas atraem dezenas de milhares de candidatos, já que, em conformidade com o Estatuto dos Funcionários (o documento oficial que estabelece as regras, os princípios e as condições de trabalho da função pública europeia), os interessados apenas precisam de ter uma licenciatura para se poderem candidatar. O EPSO também organiza concursos especializados, com critérios de seleção específicos e que têm em conta a experiência dos candidatos, especialmente dirigidos a pessoas com um certo nível de experiência profissional.
Estes processos de seleção para especialistas (juristas, economistas, investigadores, etc.) têm requisitos muito específicos em matéria de experiência profissional, habilitações académicas, etc., e só os interessados que preencham esses requisitos se podem candidatar.
Sempre que possível, e tendo em conta o número de candidatos (frequentemente da ordem das centenas) e os perfis procurados, os concursos para especialistas não incluem testes de escolha múltipla por computador. Desde 2010, menos de um terço dos concursos especializados começou com testes por computador. Assim, desde o início do concurso, a tónica é diretamente colocada nas habilitações académicas e na experiência profissional.