Perguntas frequentes

Home > Perguntas frequentes > Se já trabalhar para as instituições europeias, tenho mais possibilidades de ficar aprovado no processo de seleção.

Se já trabalhar para as instituições europeias, tenho mais possibilidades de ficar aprovado no processo de seleção.

Categorias de perguntas: 

O EPSO organiza essencialmente procedimentos de seleção a que qualquer cidadão europeu se pode candidatar. Em nenhuma fase do processo, é feita qualquer distinção entre candidatos internos e candidatos externos e as provas, incluindo os testes por computador, o avaliador de talentos e as provas escritas, são pontuadas de forma anónima.

Todos os candidatos fazem as mesmas provas e são selecionados de acordo com os mesmos critérios.

O Estatuto dos Funcionários (o documento oficial que estabelece as regras, os princípios e as condições de trabalho da função pública europeia) define um quadro jurídico muito claro para a organização dos concursos. Além dos concursos gerais, abertos a todos os cidadãos europeus, são organizados concursos internos exclusivamente dirigidos a pessoas que já trabalham nas instituições europeias. No âmbito dos concursos gerais, não podem ser atribuídos créditos adicionais aos candidatos internos, na medida em que tal constituiria claramente uma desigualdade de tratamento.

Achou a resposta útil?

Sim Não