Perguntas frequentes

CAST Permanent

Posso criar mais do que uma candidatura ao perfil tradutores «CAST Permanente»?

Não é possível criar mais de uma candidatura ao mesmo perfil, mesmo que seja com línguas diferentes. Aconselhamo-lo a indicar todas as línguas que conhece na secção «Competências linguísticas» do formulário de candidatura, para que os serviços interessados em recrutar possam selecionar a sua candidatura de acordo com as respetivas necessidades específicas.

mais

Como serão testados os meus conhecimentos linguísticos no processo de seleção para o perfil tradutores «CAST Permanente»?

No âmbito dos testes do EPSO, os seus conhecimentos linguísticos serão avaliados apenas do seguinte modo: o conhecimento da sua língua 1 (uma das 24 línguas oficiais da UE, com um nível mínimo C1) será avaliado através de testes de raciocínio verbal, numérico e abstrato de escolha múltipla o conhecimento da sua língua 2 (alemão, francês ou inglês, com um nível mínimo B2) será avaliado através de um teste de compreensão linguística de escolha múltipla Para mais informações sobre os testes acima referidos, consulte a nossa página com exemplos de testes. Quaisquer provas adicionais, por exemplo...

mais

Quantas línguas tenho de conhecer para me poder apresentar ao processo de seleção para o perfil tradutores «CAST permanente»?

Ao contrário de alguns concursos (nomeadamente os concursos para linguistas) que exigem o conhecimento de três línguas, o processo de seleção CAST permanente para tradutores exige o conhecimento de apenas duas línguas oficiais: a sua língua 1, que tem de ser uma das 24 línguas oficiais da UE, com um nível mínimo C1 e a sua língua 2, diferente da língua 1, que tem de ser alemão, francês ou inglês, com um nível mínimo B2  

mais

Houve um problema com uma das minhas perguntas de escolha múltipla no processo de seleção de agentes contratuais (CAST Permanente). O que posso fazer?

Se tiver dúvidas pertinentes sobre o teor de uma pergunta, tem três dias a contar da data dos testes para contactar o centro de contacto para candidatos do EPSO, descrevendo claramente o problema e indicando o seu número de candidato (para mais informações sobre o procedimento, consulte o convite à manifestação de interesse). Se, apesar dos controlos de qualidade em vigor, um determinado elemento não cumprir os rigorosos critérios de qualidade do EPSO, serão aplicadas as seguintes medidas de correção:– o elemento em questão será corrigido ou retirado da base de dados– poderá ter direito a uma...

mais

O que devo fazer se já não estiver interessado em ser recrutado?

Para que os serviços interessados em recrutar possam aceder às candidaturas, os candidatos devem confirmar o seu interesse de seis em seis meses. Se já não estiver interessado em fazer os testes e/ou ser recrutado para um determinado perfil/grupo de funções, pode, muito simplesmente, não reconfirmar o seu interesse através da sua conta EPSO. Seis meses após a última vez que confirmar o seu interesse ou atualizar a sua candidatura, os serviços deixarão de ter acesso à sua candidatura. Poderá, contudo, reativá-la a qualquer momento.

mais

O que devo fazer se for convocado para fazer testes, mas já não estiver interessado?

Se já não estiver interessado em fazer mais testes, pode, muito simplesmente, não se inscrever em mais testes. Se já se tiver inscrito, pode anular em linha a inscrição até 48 horas antes da data do teste (através da ligação incluída na mensagem de confirmação na sua conta EPSO). Se decidir não fazer os testes, a sua candidatura não é bloqueada e poderá voltar a ser pré-selecionado para fazer testes por outros serviços interessados em recrutar. 

mais

Posso ser pré-selecionado para mais de um perfil e/ou grupo de funções?

Sim, pode ser pré-selecionado para mais de um perfil e/ou grupo de funções, mas, na maioria dos casos, num determinado período de testes, um candidato só pode fazer testes para um perfil de um grupo de funções. Por conseguinte, será convidado a fazer os testes para os diferentes perfis/grupos de funções pela mesma ordem que os serviços interessados em recrutar enviarem os pedidos ao EPSO. No entanto, o mesmo candidato pode ser convidado para fazer testes de competências para perfis diferentes no mesmo período de testes. Tal pode acontecer quando o candidato já tenha passado antes os testes de...

mais

Se passar nos testes de raciocínio mas não ficar aprovado nos testes de competências do EPSO/CAST/P1-4/2015, posso ser convidado só a fazer os testes de competências do CAST Permanente?

Não, se só passar nos testes de raciocínio do EPSO/CAST/P1-4/2015, será convidado (se voltar a ser pré-selecionado) a fazer todos os testes de seleção (ou seja, os testes de raciocínio e os testes de competências) do CAST Permanente (mais informações sobre este processo de seleção).

mais

Que tipo de contrato me será proposto?

No momento do recrutamento, pode ser-lhe proposto um contrato «3a» ou «3b», em função das necessidades do serviço e das disposições jurídicas pelas quais se rege a instituição que procede ao recrutamento. Consulte o ponto 5 do Anexo III do convite à manifestação de interesse para informações pormenorizadas sobre as disposições contratuais.

mais

Quando e onde farei as provas de seleção, sob a forma de testes de escolha múltipla em computador organizados pelo EPSO, no âmbito do processo de seleção CAST Permanente?

O processo de seleção CAST Permanente (ver mais informações) é diferente dos concursos. Só os candidatos pré-selecionados serão convocados para fazer as provas de seleção. Se for pré-selecionado, receberá na sua conta EPSO uma convocatória para se inscrever para fazer as provas. Consulte a sua conta EPSO, pelo menos, duas vezes por semana. Tem de inscrever-se e fazer as provas nos prazos estabelecidos para o efeito. As provas serão realizadas num dos centros de avaliação existentes em todo o mundo. A lista dos centros de avaliação disponíveis será incluída na convocatória enviada aos...

mais

Qual é a remuneração inicial dos agentes contratuais?

Vencimento de base mensal (em euros) para uma semana de trabalho de 40 horas (1.7.2015), 1.º escalão: Grupo de funções IV (graus 13-18): 3246 - 6020 eurosGrupo de funções III (graus 8-12): 2536 - 4156 eurosGrupo de funções II (graus 4-7): 1980 - 2869 eurosGrupo de funções I (graus 1-3): 1907 - -2869 euros Para mais informações sobre as condições de emprego, consulte o estatuto do pessoal da União Europeia, bem como as informações mais recentes sobre as remunerações dos funcionários e outros agentes da UE.

mais

Quando saberei quem está interessado no meu perfil?

Se tiver sido pré-selecionado e ficar aprovado nas provas, será contactado pelos serviços interessados no seu perfil (através do endereço eletrónico indicado na sua conta EPSO) e convocado para fazer testes de admissão (entrevista, acompanhada eventualmente de outros testes). Durante o processo de seleção, o EPSO não dá qualquer informação aos candidatos sobre o serviço interessado em recrutá-los.

mais

O que acontece se ficar aprovado nas provas de seleção mas não nas provas de admissão?

Se ficar aprovado nas provas de seleção para um determinado perfil e grupo de funções, os resultados manter-se-ão válidos e visíveis na base de dados de acordo com as regras definidas no convite à manifestação de interesse (dez anos para os testes de raciocínio e cinco anos para os testes de competências). Os serviços interessados em recrutar pessoal poderão selecioná-lo e convocá-lo diretamente para testes de admissão. Tenha em atenção que estes serviços podem entrevistar vários candidatos para cada lugar vago. A aprovação nas provas de seleção e a convocatória para testes de admissão não...

mais

O que acontece se não ficar aprovado nas provas de seleção?

Se não obtiver a pontuação mínima exigida em cada prova (tal como indicado na convocatória), não será convocado para os testes de admissão (entrevista e outras provas eventuais) e durante seis meses (a contar da data de publicação dos resultados na sua conta EPSO) não poderá ser convocado para participar noutras provas para o mesmo grupo de funções ou um grupo de funções mais elevado. Os testes de competência só serão pontuados se passar nos testes de raciocínio.

mais

O que acontece se ficar aprovado nas provas por computador?

Se passar nas provas de seleção (deve obter a pontuação mínima exigida em cada prova, tal como indicado na convocatória), será convocado para uma entrevista pelo serviço interessado em recrutar pessoal. A validade dos resultados (a contar da data de publicação dos resultados na sua conta EPSO) é: dez anos no caso dos testes de raciocínio cinco anos no caso dos testes de competências Os resultados são sempre válidos para o perfil e a área de competências para os quais fez as provas e para os grupos de funções inferiores. Exemplo: Passa nos testes de raciocínio e nos testes de competências para...

mais

As minhas hipóteses de ser recrutado dependem da pontuação obtida nas provas por computador?

Não. Só existem dois resultados para as provas de seleção: aprovado/não aprovado. A sua pontuação só pode ser vista por si na sua conta EPSO. Os serviços interessados em recrutar pessoal só podem ver se um candidato ficou ou não aprovado nas provas. Os serviços não lhe exigirão que comprove que passou nas provas do EPSO, uma vez que têm acesso direto a todas as informações necessárias sobre a sua situação que figuram na base de dados dos candidatos.

mais

Por que não fui pré-selecionado para fazer os testes de seleção por computador?

Os processos de seleção CAST costumam atrair um elevado número de candidaturas. Os serviços interessados em recrutar pessoal só pré‑selecionam os candidatos que melhor se adequam às suas necessidades e exigências específicas. As necessidades de recrutamento podem variar consoante o lugar e a instituição em causa.

mais

Quando saberei os resultados dos testes de seleção por computador?

Os resultados dos testes por computador ser-lhe-ão comunicados através da sua conta EPSO aproximadamente duas semanas após o final do período de testes. Tendo em conta o caráter contínuo deste processo de seleção (daí a designação CAST Permanente), serão organizados vários períodos de testes por ano.

mais

Que tipos de provas devo fazer se for pré-selecionado?

Se for pré-selecionado, será convocado para realizar uma série de testes de escolha múltipla destinados a avaliar as suas aptidões gerais de raciocínio verbal, numérico e abstrato (na sua língua principal) e um teste específico de competências para o perfil e o grupo de funções a que se candidata (na sua segunda língua).  Se já tiver sido aprovado nos testes de raciocínio para o mesmo grupo de funções ou para um grupo de funções superior, mas não o teste de competências, só será convocado para realizar este último. Para mais informações, consulte os exemplos de provas («Agentes contratuais...

mais

O que acontece depois de apresentar a minha candidatura?

Os serviços interessados em recrutar pessoal consultam regularmente a base de dados dos candidatos registados e pré-selecionam os que melhor se adequam aos requisitos específicos do lugar a preencher. Assegure-se de que atualiza o seu dossiê de candidatura de seis em seis meses a fim de assinalar que continua a estar interessado e de manter o seu nome na base de dados consultada pelos serviços interessados. Só os candidatos que tiverem sido pré-selecionados serão convocados, através da respetiva conta EPSO, para se inscreverem e fazerem provas de seleção organizadas pelo EPSO.

mais

Como serão selecionados os candidatos ao processo de seleção CAST Permanente?

O processo de seleção CAST Permanente (ver mais informações é diferente dos concursos. A principal diferença reside no facto de apenas um número limitado de candidatos pré-selecionados ter de fazer provas. A apresentação de uma candidatura não implica que seja automaticamente convocado para fazer as provas por computador. Só os candidatos selecionados pelos serviços interessados em recrutar pessoal são convidados a fazer provas de seleção quando existe uma vaga. Isto significa que pode nunca vir a ser contactado. O processo de seleção é um processo rápido e eficaz:

mais

Posso alterar o conteúdo do meu dossier de candidatura depois de o ter validado?

Com exceção do processo de seleção CAST Permanente (ver mais informações sobre este processo de seleção), não é possível alterar um dossiê de candidatura depois de validado, uma vez que o EPSO processa imediatamente os dados em questão. No respeitante ao CAST Permanente, os candidatos que tenham apresentado uma candidatura devem-na atualizar de seis em seis meses para mostrarem que continuam a estar interessados no processo de seleção e para se manterem nas listas consultadas pelos serviços de recrutamento. Pode carregar ou atualizar o seu currículo na sua conta EPSO em qualquer momento. No...

mais

Posso voltar a utilizar as minhas candidaturas EPSO?

Todas as candidaturas aos processos de seleção EPSO/CAST/P/1-4/2015 (CAST para as agências executivas) validadas antes de 25 de novembro de 2016 (meio-dia, hora de Bruxelas) foram automaticamente transferidas para o CAST Permanente (EPSO/CAST/P/1-4/2017). Se já tiver sido aprovado nas provas de seleção organizadas pelo EPSO no quadro do EPSO/CAST/P/1-4/2015, os seus resultados continuarão a ser válidos (durante dez anos no caso dos testes de raciocínio e cinco no dos testes de competências).

mais

Quais são os deveres de um agente contratual nas instituições da UE?

Os agentes contratuais (CAST) são recrutados para efetuar tarefas manuais ou de apoio administrativo ou para suprir uma falta de funcionários com as qualificações requeridas em determinados domínios especializados por um período de tempo limitado. Consoante o tipo de trabalho, podem ter um contrato inicial de 6 a 12 meses. Em alguns organismos da UE, o contrato pode ser prorrogado por tempo indeterminado.

mais

A que correspondem os diferentes grupos de funções?

Os lugares que podem ser ocupados por agentes contratuais abrangem uma vasta gama de funções e requerem diferentes níveis de qualificações. Dividem-se em quatro grupos: I. Tarefas manuais e de apoio administrativo II. Tarefas de escritório ou secretariado e outras tarefas equivalentes III. Tarefas de execução, de redação, de contabilidade e outras tarefas técnicas equivalentes IV. Tarefas administrativas, de consultoria, linguísticas e outras tarefas técnicas equivalentes Consulte as Regras específicas da Comissão Europeia aplicáveis aos agentes contratuais.

mais

Encontrou uma resposta?

Sim Não