Perguntas frequentes

Home > Perguntas frequentes > Selection/tests > Provas num centro de avaliação

Provas num centro de avaliação

Quais são as competências que os candidatos devem demonstrar durante as provas?

As instituições procuram candidatos com talento, motivados e altamente qualificados no seu domínio de competência, capazes de demonstrar as seguintes competências gerais:

mais

Como é garantida a igualdade de tratamento?

Antes da seleção, são adotados critérios de avaliação objetivos em conformidade com o anúncio de concurso, que são aplicados rigorosamente a todos os candidatos, a fim de assegurar a igualdade de tratamento.

mais

Estou grávida ou a amamentar e gostaria de fazer algumas perguntas sobre a minha participação nas provas de seleção. Quem devo contactar?

Se estiver grávida durante o período de inscrição num concurso, pode fazer perguntas e apresentar os seus problemas ou pedidos de adaptações no próprio formulário de candidatura. Junte um atestado médico que comprove a gravidez e que indique a data prevista para o parto. Se descobrir que está grávida ou tiver a criança durante o período do concurso, contacte-nos logo que possível, dando-nos as informações acima referidas e enviando um atestado médico que ateste a data do parto prevista ou efetiva. Dar-lhe-emos todas as informações sobre as opções possíveis, depois de examinar o caso.

mais

Sou portador de uma deficiência ou de um problema de saúde que requer adaptações especiais para poder fazer as provas de seleção. O que devo fazer?

Se necessitar de adaptações especiais para poder fazer as provas de seleção devido a uma deficiência ou problema de saúde, siga o procedimento previsto na nossa página sobre a igualdade de oportunidades para apresentar um pedido nessa conformidade. Essa página contém também informações sobre os diferentes tipos de adaptações possíveis. Tenha em conta que, para poder beneficiar de certas adaptações, terá de apresentar um atestado emitido por uma organização nacional competente e/ou um especialista que confirme a sua deficiência ou problema de saúde.

mais

Onde posso encontrar mais informações sobre o conteúdo das provas?

Além da descrição que figura no anúncio de concurso, pode consultar os modelos de provas disponíveis no sítio Web do EPSO. O EPSO não publica quaisquer livros, brochuras ou folhetos com perguntas ou dicas para preparar os candidatos para as provas. Alguns países organizam cursos de formação dirigidos às pessoas interessadas em participar nos concursos para as instituições europeias. Para mais informações, consulte o sítio do EPSO.

mais

O que tenho de levar?

No dia das provas no centro de avaliação, os candidatos devem apresentar: a convocatória uma fotografia tipo passe recente um documento de identidade válido (por exemplo, cartão de cidadão ou passaporte) uma pen USB com cópias digitalizadas dos documentos acima referidos, bem como uma cópia digitalizada do seu processo de candidatura completo, conforme solicitado e descrito no anúncio de concurso e na convocatória documentos relativos às despesas de viagem (se for caso disso)

mais

Como se desenrola o dia passado no centro de avaliação?

As provas no centro de avaliação decorrem durante um dia inteiro (por vezes, dois dias). Regra geral, começam cerca das 8h30 (a convocatória indicará a hora exata) e terminam cerca das 18h00. À chegada, ser-lhe á entregue o programa das provas a realizar durante o dia Estarão presentes membros do pessoal do EPSO para lhe dar as boas vindas, bem como informações sobre o desenrolar das provas. Deverá apresentar à chegada os documentos solicitados na convocatória. Certifique-se de que é pontual e que não traz companhia. Não é permitido que amigos ou familiares esperem por si no edifício ou o...

mais

Que regras de conduta são aplicáveis no centro de avaliação?

Os candidatos que não cumpram as regras de conduta a seguir enunciadas serão excluídos do centro de avaliação e do processo de seleção.

mais

Quem posso contactar se surgir algum problema no dia das provas no centro de avaliação?

Se surgir algum problema no dia em que foi convocado, contacte: Em Bruxelas: o serviço de acolhimento do centro de avaliação, entre as 08h30 e as 09h00, através dos números +32 (0)2 297 73 37 ou +32 (0)2 297 73 38 No Luxemburgo:- a receção do edifício do centro de avaliação, entre as 08h00 e as 09h00, através do número: +352 4303 2019- os escritórios do EPSO, através do número: +352 4303 4968 ou +352 4303 6116

mais

O que acontece depois dos testes realizados no centro de avaliação?

Assim que os testes no centro de avaliação terminarem, receberá um passaporte de competências com a avaliação do júri, juntamente com uma carta a informá-lo das suas notas globais. O passaporte de competências consiste em: uma descrição geral do quadro de competências uma visão global dos seus pontos fortes e fracos uma descrição das principais conclusões por competência os seus resultados relativos a cada competência Os passaportes de competências dos candidatos aprovados serão disponibilizados aos serviços de gestão de recursos humanos das instituições europeias, para fins de recrutamento....

mais

Como me posso preparar para as provas do centro de avaliação?

Todos os exercícios decorrem num contexto de trabalho fictício, mas realista. Necessita de estar familiarizado com os assuntos europeus e as instituições europeias para perceber rapidamente o contexto das simulações. Procure dar o melhor de si, embora mantendo-se sempre natural. Procure concentrar-se no essencial e estar motivado durante todo o dia. Participe ativamente nos exercícios interativos. Leia e oiça atentamente as instruções, nomeadamente no que respeita ao tempo disponível. Certifique-se de que compreende as perguntas antes de responder.

mais

Onde posso encontrar mais informações sobre as provas?

O anúncio de concurso ou convite à manifestação de interesse contém uma lista completa das provas que os candidatos têm de fazer no quadro de um processo de seleção específico. Consulte a página com exemplos de testes no nosso sítio Web. Para além dos exemplos de testes, o EPSO não faculta mais nenhum material didático ou instruções para se preparar para as provas. Alguns países organizam cursos de formação para as pessoas interessadas em participar nos concursos para as instituições europeias. Para mais informações, consulte a página acima indicada.

mais

O que é um centro de avaliação?

O objetivo do centro de avaliação é avaliar as competências gerais e/ou específicas dos candidatos mediante diversas provas, cujo conteúdo é validado pelo júri: estudos de caso, exercícios de grupo, apresentações orais, entrevistas estruturadas, entrevistas sobre um domínio específico, exercícios caixa de correio eletrónico (e-tray), etc. Para informações pormenorizadas sobre as provas que terá de fazer e as línguas em que as deverá fazer, consulte o anúncio de concurso. Informe-se também mais pormenorizadamente sobre as competências gerais necessárias. Durante cada exercício, será observado...

mais

As despesas de viagem são reembolsadas?

O EPSO não dá ajudas de custo para despesas de viagem incorridas com a participação dos candidatos em testes por computador ou testes intermédios/preliminares (isto é, testes de escolha múltipla, exercício caixa de correio eletrónico (e-tray) e provas de tradução). Os candidatos convocados para o estudo de caso ou a prova escrita específica do domínio que tenham um endereço de residência num país não pertencente à UE têm direito a solicitar ajudas de custo para as despesas de viagem se estas provas fizerem parte das provas do centro de avaliação (consultar o anúncio de concurso em questão).

mais

Como posso solicitar ajudas de custo para as despesas de viagem e/ou de estadia?

No dia das provas no centro de avaliação, deve apresentar: os três formulários abaixo indicados (preenchidos e assinados) uma cópia do cartão de cidadão/bilhete de identidade (dos dois lados) ou do passaporte documentos de viagem Serão aceites como comprovativos os seguintes documentos:

mais

Encontrou uma resposta?

Sim Não