Perguntas frequentes

Outros

Como é garantida a igualdade de tratamento?

Antes da seleção, são adotados critérios de avaliação objetivos em conformidade com o anúncio de concurso, que são aplicados rigorosamente a todos os candidatos, a fim de assegurar a igualdade de tratamento.

mais

Posso alterar a data de um estudo de caso, de uma prova escrita no domínio, de um teste «bandeja de correio» (exercício <i>e-tray</i>) ou de uma prova de tradução?

Não é possível alterar a data nem a hora de um estudo de caso, de uma prova escrita no domínio, de um teste «bandeja de correio» (exercício e-tray) ou de uma prova de tradução.

mais

Que teclado utilizarei para fazer os testes por computador?

Os candidatos não precisam de um teclado para fazer os testes de escolha múltipla nem os testes e-tray. Para o estudo de caso e a prova escrita no domínio, receberá, salvo indicação em contrário, um teclado correspondente à sua segunda língua. Na convocatória, ser-lhe-á pedido que verifique e, se necessário, altere a sua escolha em matéria de teclado. Se escolher outro teclado, alguns dos atalhos para carateres acentuados/especiais poderão não estar disponíveis. Veja aqui os carateres especiais mais comuns, que são compatíveis com o ambiente da prova e podem ser inseridos no texto usando a...

mais

Estou grávida ou a amamentar e gostaria de fazer algumas perguntas sobre a minha participação nas provas de seleção. Quem devo contactar?

Se estiver grávida durante o período de inscrição num concurso, pode fazer perguntas e apresentar os seus problemas ou pedidos de adaptações no próprio formulário de candidatura. Junte um atestado médico que comprove a gravidez e que indique a data prevista para o parto. Se descobrir que está grávida ou tiver a criança durante o período do concurso, contacte-nos logo que possível, dando-nos as informações acima referidas e enviando um atestado médico que ateste a data do parto prevista ou efetiva. Dar-lhe-emos todas as informações sobre as opções possíveis, depois de examinar o caso.

mais

Sou portador de uma deficiência ou de um problema de saúde que requer adaptações especiais para poder fazer as provas de seleção. O que devo fazer?

Se necessitar de adaptações especiais para poder fazer as provas de seleção devido a uma deficiência ou problema de saúde, siga o procedimento previsto na nossa página sobre a igualdade de oportunidades para apresentar um pedido nessa conformidade. Essa página contém também informações sobre os diferentes tipos de adaptações possíveis. Tenha em conta que, para poder beneficiar de certas adaptações, terá de apresentar um atestado emitido por uma organização nacional competente e/ou um especialista que confirme a sua deficiência ou problema de saúde.

mais

Onde posso encontrar mais informações sobre as provas?

O anúncio de concurso ou convite à manifestação de interesse contém uma lista completa das provas que os candidatos têm de fazer no quadro de um processo de seleção específico. Consulte a página com exemplos de testes no nosso sítio Web. Para além dos exemplos de testes, o EPSO não faculta mais nenhum material didático ou instruções para se preparar para as provas. Alguns países organizam cursos de formação para as pessoas interessadas em participar nos concursos para as instituições europeias. Para mais informações, consulte a página acima indicada.

mais

As despesas de viagem são reembolsadas?

O EPSO não dá ajudas de custo para despesas de viagem incorridas com a participação dos candidatos em testes por computador ou testes intermédios/preliminares (isto é, testes de escolha múltipla, exercício caixa de correio eletrónico (e-tray) e provas de tradução). Os candidatos convocados para o estudo de caso ou a prova escrita específica do domínio que tenham um endereço de residência num país não pertencente à UE têm direito a solicitar ajudas de custo para as despesas de viagem se estas provas fizerem parte das provas do centro de avaliação (consultar o anúncio de concurso em questão).

mais

O que é um teste de autoavaliação?

Para alguns procedimentos de seleção ser-lhe-á pedido que realize testes de autoavaliação antes de apresentar a sua candidatura.   Os testes de autoavaliação podem ajudá-lo a familiarizar-se com os testes de acesso em computador que deverá fazer na primeira fase do processo de seleção (por exemplo: testes de raciocínio verbal, numérico e abstrato).   Estes testes são um instrumento de autoavaliação. Não são eliminatórios. Os resultados não são registados ou tomados em consideração se decidir candidatar-se.

mais

Para que serve o questionário «EU Career, My Career»?

Em alguns procedimentos de seleção, será convidado a, antes de se candidatar, preencher o questionário «EU Career, My Career». Este questionário ajudá-lo-á a perceber se tem uma ideia certa do que é trabalhar nas instituições da UE. Todos os anos, o EPSO organiza uma série de concursos para vários graus e domínios. A maioria destes concursos tem um elevado número de candidatos, muitos dos quais não conseguirão passar as várias fases do processo de seleção. Por conseguinte, antes de apresentar a sua candidatura, convém refletir sobre o que é trabalhar numa instituição da UE e até que ponto o...

mais

Quais são as instruções para a realização dos testes por computador?

Consulte o anúncio de concurso ou o convite à manifestação de interesse do seu processo de seleção para ficar a saber qual o número de perguntas, a duração dos testes e a pontuação mínima que é necessário obter. Chegada ao centro onde vai fazer os testes: A confirmação da marcação contém uma ligação com o endereço do centro onde irá fazer os testes. Poderá ver essa confirmação na sua conta EPSO depois de marcar os testes. Chegue, pelo menos, 30 minutos antes da hora marcada. Não podemos garantir disponibilidade se se atrasar ou não comparecer.Consulte a resposta à pergunta frequente Quais as...

mais

Como marcar os meus testes por computador?

Será informado do prazo para a marcação dos testes através do sítio Web do EPSO ou da sua conta EPSO. Nesta última, aparecerá uma ligação para o sistema de marcação da empresa responsável pela organização de testes, que só estará ativa durante esse prazo. Pode escolher a data, a hora, o país e o centro de testes, consoante as disponibilidades. Tenha em conta que nem todos os centros de testes têm disponibilidade a qualquer momento. A planificação da capacidade de cada centro de testes depende do seu horário de funcionamento, do número de computadores disponíveis e do número de candidatos que...

mais

O que acontece depois de eu marcar os meus testes?

Imediatamente após a marcação, receberá uma mensagem de confirmação da Prometric. Se não receber nenhuma mensagem, verifique o filtro anti-spam e o correio‑lixo. O código indicado na mensagem de confirmação relativa aos testes de escolha múltipla e ao exercício e-tray corresponde à sua segunda língua, que é também a língua em que receberá instruções durante o desenrolar das provas. Para o estudo de caso, a prova escrita e as provas de tradução, o código também corresponde à língua do teclado e das informações adicionais que serão dispensadas durante prova. No prazo de 48 horas após a marcação...

mais

Encontrou uma resposta?

Sim Não