Perguntas frequentes

Home > Perguntas frequentes > Selection/tests > Seleção documental (Avaliador de talentos/Talent screener)

Seleção documental (Avaliador de talentos/Talent screener)

Quantos candidatos passam à fase seguinte à do avaliador de talentos?

Consulte o anúncio de concurso para ficar a saber quantos candidatos passarão à fase seguinte do concurso. Regra geral, esse número corresponde, no máximo, ao triplo do número final de candidatos aprovados.

mais

Qual a importância da minha pontuação?

A sua pontuação tem uma importância determinante: para passar à fase seguinte do concurso tem de obter uma pontuação suficientemente boa para figurar entre os candidatos melhor classificados. 

mais

Como é que o júri decide o número de pontos a atribuir a cada resposta no avaliador de talentos?

Antes do início do processo de seleção, o júri adota critérios de avaliação objetivos, em conformidade com o anúncio de concurso. A pontuação atribuída reflete a opinião do júri sobre a medida em que as informações fornecidas no formulário de candidatura satisfazem os critérios enunciados na folha de avaliação.

mais

O júri terá em conta a minha candidatura no seu todo quando atribuir a pontuação às minhas respostas no avaliador de talentos?

Não, a seleção documental baseia-se EXCLUSIVAMENTE nas respostas dadas no separador «avaliador de talentos». O júri não terá em conta informações que sejam facultadas noutra parte da candidatura.

mais

Como é garantida a igualdade de tratamento?

Antes da seleção, são adotados critérios de avaliação objetivos em conformidade com o anúncio de concurso, que são aplicados rigorosamente a todos os candidatos, a fim de assegurar a igualdade de tratamento.

mais

Quem é convocado para a fase seguinte?

Uma vez que apenas um certo número de candidatos pode passar à fase seguinte do concurso, só são convocados os candidatos com a pontuação mais elevada, isto é, os que têm uma pontuação igual ou superior ao limiar. A lista dos candidatos aprovados é elaborada pelo júri por ordem decrescente da pontuação total obtida.

mais

Como é determinado o «limiar»?

Para definir o limiar, as pontuações dos candidatos são ordenadas por ordem decrescente. O júri seleciona os candidatos com as pontuações mais altas e convoca-os para a fase seguinte do concurso (ver pergunta: «Quantos candidatos passam à fase seguinte à do avaliador de talentos?»). O limiar é a pontuação do último candidato da lista.

mais

Como são definidos os critérios de seleção do avaliador de talentos?

Os critérios de seleção são estabelecidos com base nas competências exigidas para os lugares a preencher e nas necessidades do serviço que pretende recrutar. Estes critérios são depois traduzidos em perguntas e incluídos no avaliador de talentos.

mais

O que se entende por «ponderação» dos critérios do avaliador de talentos?

O júri atribui a cada critério de seleção ou pergunta um fator de ponderação em função da sua importância relativa (entre 1 e 3).

mais

Como funciona o sistema de classificação do avaliador de talentos?

Cada resposta do candidato receberá uma pontuação entre 0 e 4 pontos.  Os pontos são multiplicados por um fator de «ponderação» e somados para obter a nota final, que é comparada com as notas dos outros candidatos a fim de determinar quais os perfis que melhor correspondem às funções a desempenhar.

mais

O que é e como funciona o «avaliador de talentos»?

O avaliador de talentos destina-se a ajudar o júri dos concursos para perfis de especialistas a identificar os candidatos cujo perfil melhor corresponde às funções e aos critérios de seleção descritos no anúncio de concurso. Na secção «avaliador de talentos» do formulário de candidatura em linha, os candidatos têm de responder a uma série de perguntas baseadas nos critérios de seleção indicados no anúncio de concurso. As respostas serão avaliadas pelo júri do concurso. Todos os candidatos de um concurso respondem à mesma série de perguntas, a fim de garantir que as respostas estão...

mais

Encontrou uma resposta?

Sim Não