Nas instituições europeias, o talento conta!
A nossa visão e missão
O EPSO acredita na igualdade e na diversidade. Para garantir que as instituições europeias oferecem as mesmas oportunidades a todas as pessoas e refletem a diversidade do mundo de hoje, o EPSO faz questão de respeitar os princípios e objetivos a seguir enunciados.
- O EPSO assegura a igualdade de oportunidades, de tratamento e de acesso a todos os candidatos, independentemente do sexo, raça, cor, origem étnica ou social, características genéticas, língua, religião ou convicções, opiniões políticas ou outras, pertença a uma minoria nacional, posses, nascimento, deficiência, idade ou orientação sexual.
- O EPSO respeita a inclusão nos processos de seleção e dá a todos os candidatos as mesmas oportunidades para demonstrarem plenamente as suas competências, identificando e eliminando fatores de bloqueio, eventuais preconceitos e riscos de discriminação.
- O EPSO promove a igualdade de oportunidades e o diálogo com vários grupos de interessados e organizações de especialistas, com vista a chegar a um público mais diversificado.
- O EPSO deseja aumentar a variedade da reserva de talentos e contribuir para que a função pública europeia seja representativa da diversidade dos cidadãos europeus que servimos.
- Como transpomos estes princípios para a prática?
-
Descubra as medidas concretas que tomámos para tornar realidade a diversidade e a igualdade de oportunidades.
- Graças ao controlo e análise estatística sistemáticos, asseguramos a neutralidade das perguntas das provas e testes de seleção.
- Os nossos métodos de seleção assentam em avaliações normalizadas e objetivas das competências dos candidatos.
- Os currículos, depois de tornados anónimos, são triados e analisados exclusivamente com base em critérios objetivos.
- Fazemos as adaptações necessárias, na medida do razoável, para as pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
- Aplicamos a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
- Analisamos e auditamos sistematicamente os processos e provas de seleção do ponto de vista da igualdade e da diversidade. Procuramos identificar entraves e obstáculos suscetíveis de afetar o processo de seleção e, se necessário, tomamos medidas corretivas.
- Efetuamos análises regulares a fim de melhorar continuamente a acessibilidade da nossa comunicação e dos procedimentos e provas de seleção. Se necessário, fornecemos formatos adaptados acessíveis a tecnologias de apoio e assistência individual. Também integramos requisitos de acessibilidade em quaisquer novos desenvolvimentos informáticos.
- Damos formação aos membros dos júris que avaliam as competências dos candidatos sobre como selecionar e recrutar candidatos de forma imparcial, objetiva e profissional, no respeito da igualdade de oportunidades e de tratamento.
- Procuramos que os júris sejam compostos de forma equilibrada, de modo a limitar o risco de parcialidade e de discriminação. Aquando da designação dos júris, esforçamo-nos por escolher membros provenientes de contextos variados e asseguramos um equilíbrio em termos de género, nacionalidade e línguas, bem como de representantes do pessoal e da administração.
- Recolhemos sistematicamente as opiniões dos candidatos para podermos melhorar em permanência os nossos métodos.
- Fazemos o nosso melhor a nível da comunicação para atrair talentos de todos os países da UE, adotando formas específicas para chegar ao público que nos interessa. É o caso da iniciativa dos membros do pessoal que atuam como «embaixadores EU Careers», os quais blogam sobre a vida e o trabalho no contexto das instituições europeias para mostrar aos potenciais candidatos como é enveredar por uma carreira profissional neste domínio. Graças aos estudantes «embaixadores EU Careers», também temos uma presença ativa nas universidades, bem como em eventos, feiras e outras atividades relacionadas com as carreiras profissionais.
- O EPSO tomou várias medidas para assegurar a igualdade de género, adotando, por exemplo, um plano de ação psicométrico contínuo destinado a melhorar em permanência a gestão das provas, nomeadamente dos testes psicométricos e outros testes da fase de pré-seleção. Além disso, os membros dos júris responsáveis pela avaliação das competências dos candidatos no centro de avaliação recebem formação específica sobre a forma de garantir a igualdade de oportunidades e de tratamento em entrevistas e noutros exercícios.
Em qualquer fase do processo de seleção, o principal objetivo é reduzir ao mínimo o impacto da dimensão de género e garantir que homens e mulheres beneficiam das mesmas oportunidades para demonstrarem as suas capacidades.
Por conseguinte, o EPSO tem realizado estudos aprofundados e adotado medidas para evitar a discriminação entre homens e mulheres e assegurar que todos beneficiam de oportunidades iguais para demonstrarem o seu potencial e competências.
- Deficiências/necessidades específicas
-
Se tem uma deficiência ou uma doença, tal não deve constituir um obstáculo à sua participação num processo de seleção.
O EPSO dispõe de um procedimento bem estabelecido para fazer as adaptações necessárias, na medida do razoável, de acordo com as melhores práticas internacionais neste domínio. Graças a este procedimento, podemos identificar eventuais obstáculos e barreiras devidos a uma deficiência ou doença, permitindo, assim, aos candidatos com necessidades especiais demonstrar as suas capacidades em pé de igualdade com os outros candidatos.
Necessita de alguma adaptação especial para fazer as provas de seleção?
Descubra o nosso guia passo a passo sobre o modo de solicitar adaptações especiais das provas de seleção.
Se tiver dificuldade em aceder a este documento com tecnologias de apoio, consulte esta versão acessível.
Consulte o novo Guia do EPSO sobre as adaptações consideradas razoáveis e obtenha mais informações, conselhos e sugestões sobre como solicitar adaptações especiais aquando das provas de seleção do EPSO.
Pode igualmente ver o nosso vídeo sobre as adaptações especiais disponíveis nesta página em baixo.
Para mais informações, envie uma mensagem eletrónica para epso-accessibility@ec.europa.eu.
- Que tipo de adaptações especiais posso esperar?
-
Em função da sua deficiência ou problema de saúde e das potenciais dificuldades a eles associadas numa situação de provas de seleção, ser-lhe-á pedido que nos informe do tipo de adaptações que lhe seriam úteis. O EPSO considera que os candidatos são os melhores especialistas quando se trata da sua deficiência ou doença.
Caso a caso, e tendo em conta a documentação enviada e a experiência do EPSO em matéria de adaptações razoáveis das provas de seleção para candidatos com necessidades especiais, propor-lhe-emos determinadas adaptações em função do tipo de prova que irá realizar. Assim, as adaptações de que beneficiará poderão não ser exatamente as que solicitou.
Alguns exemplos de adaptações possíveis:
- medidas destinadas a assegurar a acessibilidade
- mais tempo para realizar as provas
- ampliação dos textos ou software de ampliação
- versões impressas em Braille ou teclado Braille
- leitores de ecrã
- interpretação em língua gestual
- iluminação adaptada e mesas de altura ajustável
- assistência individual, etc.
Para mais informações, consulte o resumo do EPSO das possíveis adaptações das provas de seleção.
De momento, só estão disponíveis tecnologias de apoio na fase do centro de avaliação em Bruxelas. O EPSO procura atualmente a alargar o âmbito de utilização deste tipo de tecnologias a outras etapas do processo de seleção e a diferentes tipos de testes. Entretanto, continuaremos a analisar as suas necessidades e a propor-lhe assistência e adaptações pontuais que lhe permitam fazer as provas nas melhores condições possíveis. As restantes adaptações são todas possíveis em diferentes etapas do processo de seleção.
Está à espera de bebé ou a amamentar?
Consulte esta brochura para mais informações ou leia a política do EPSO relativa às candidatas que solicitam adaptações razoáveis relacionadas com a gravidez e o parto nos processos de seleção de pessoal.
Dificuldades de acessibilidade?
A acessibilidade é muito importante para o EPSO e esforçamo-nos em permanência para melhorar a acessibilidade da nossa comunicação e processos de seleção. Levamos regularmente a cabo análises a fim de apurar até que ponto garantimos condições acessíveis e de que modo as podemos melhorar em benefício de todos. Os requisitos de acessibilidade estão integrados em todos os novos desenvolvimentos informáticos. Fornecemos formatos acessíveis a tecnologias de apoio para documentos que não sejam 100 % acessíveis e estamos atualmente a proceder a uma auditoria do nosso sítio para atingir o nível AA das WCAG 2.0 (Web Content Accessibility Guidelines).
Continua a ter dificuldades para aceder a algumas partes do nosso sítio e/ou documentos? Ou gostaria de nos transmitir as suas impressões e de nos ajudar a melhorar a acessibilidade do sítio e dos processos de seleção do EPSO? Não hesite em contactar-nos. Responder-lhe-emos o mais depressa possível.