Início > Important info

Important info

Está aberto o procedimento de seleção de agentes contratuais (CAST) no âmbito da ação positiva do Parlamento Europeu a favor das pessoas com deficiência.

Todos os anos, o Parlamento Europeu lança uma ação positiva sob a forma de um procedimento CAST destinado especificamente a pessoas com deficiência, a fim de lhes permitir adquirir uma primeira experiência profissional nessa instituição. Este procedimento de seleção está aberto a pessoas, de todos os perfis e origens, com uma deficiência permanente da qual resulte um grau de incapacidade igual ou superior a 20%.

Interessado? Inscreva-se antes de 2 de abril de 2021 (hora da Europa Central) num CAST permanente e envie o seu currículo, de preferência no formato Europass, para PERS-PositiveAction@europarl.europa.eu, indicando o seu número EPSO e declarando que preenche o critério relativo ao estatuto de deficiência.

Para informações pormenorizadas, consulte o anúncio do Parlamento Europeu, disponível em EN, FR e DE.

Data de publicação: 17/03/2021 - 15:20

DE QUE SE TRATA?

Estágios remunerados no Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia, em diversos domínios, reservados a estagiários/as com deficiência. O programa garante 4 a 6 estágios remunerados por ano a cidadãos da UE com deficiência reconhecida. Os candidatos devem possuir um diploma universitário ou estar a frequentar o terceiro ano (ou equivalente) de um estabelecimento de ensino superior. 

QUANDO?

Os estágios realizam-se em dois períodos, cada um dos quais com uma duração de cinco meses:

de 1 de fevereiro a 30 de junho (primeiro período)

de 1 de setembro a 31 de janeiro (segundo período)

COMO?

Para informações e candidaturas, consulte o sítio Web do Conselho.

TESTEMUNHOS

Leia os testemunhos de estagiários que participaram neste programa de ação.

Data de publicação: 25/02/2021 - 09:44

O EPSO, o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal das instituições europeias, deseja aumentar a diversidade da sua reserva de talentos e, desse modo, ajudar a administração pública europeia a ser um espelho fiel da diversidade dos cidadãos de que está ao serviço. Para tal, lançou um inquérito com o fito de perceber melhor quão diversa é a atual reserva de candidatos e de, no futuro, chegar a um leque de eventuais candidatos mais alargado.

Lançado na primeira semana de fevereiro de 2021, este inquérito facultativo visou um universo de inquiridos constituído por candidatos a concursos decorridos entre 2018 e 2020 e entretanto encerrados. O inquérito é totalmente anónimo e está em conformidade com os atuais requisitos em matéria de proteção de dados. Os dados recolhidos serão utilizados exclusivamente para efeitos de análise estatística da diversidade da reserva de candidatos.

O reforço da aceitação social, o combate aos preconceitos e a promoção dos benefícios da diversidade numa sociedade cada vez mais diversificada são alguns dos principais objetivos da União Europeia. Com efeito, a igualdade e a diversidade têm reconhecido potencial para ajudar a Europa a superar os desafios da atualidade, reforçando a participação no mercado de trabalho e garantindo que cada elemento da sociedade consiga tirar o máximo partido do seu talento. 

O EPSO assegura a igualdade de oportunidades nos seus processos de seleção e a igualdade de acesso a todos os candidatos, independentemente da sua origem. Respeita a inclusão nos processos de seleção e dá a todos os candidatos as mesmas oportunidades para demonstrarem plenamente as suas competências, identificando e eliminando potenciais fatores de bloqueio, eventuais preconceitos e quaisquer outros riscos de discriminação. O inquérito‑piloto contribuirá para aperfeiçoar as atividades do EPSO destinadas a tornar mais atraentes as carreiras profissionais nas instituições europeias para todos os cidadãos europeus.

O prazo para responder ao inquérito já terminou. O EPSO está atualmente a analisar as respostas.

Data de publicação: 05/02/2021 - 10:49

O EPSO promove ativamente a igualdade e a diversidade em todos os seus processos de seleção.

O EPSO gostaria, em particular, de chegar aos cidadãos da UE de diversas origens, informá-los sobre as oportunidades de carreira na UE e a sua política em matéria de igualdade e diversidade, incentivá-los a considerar uma carreira nas instituições ou agências da UE e, em última análise, a candidatar-se aos atuais e futuros processos de seleção do EPSO.

Para mais informações sobre este apelo à cooperação, consulte a página sobre o assunto.

Data de publicação: 10/12/2020 - 09:45

No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2020, o EPSO elaborou um novo Guia sobre as adaptações consideradas razoáveis aquando das provas de seleção, que fornece informações sobre como solicitar adaptações especiais. 

O procedimento de adaptação razoável, os tipos de documentos a apresentar, nomeadamente atestados médicos, exemplos de possíveis adaptações e um conjunto de instrumentos práticos com dicas e sugestões são apenas alguns dos tópicos que pode consultar neste guia.

Mais informações e instrumentos sobre como solicitar adaptações especiais

Descubra o nosso folheto passo a passo sobre como solicitar adaptações especiais das provas de seleção.

Se tiver dificuldade em aceder a este documento com tecnologias de apoio, consulte esta versão acessível.

Descubra o resumo das possíveis adaptações das provas de seleção do EPSO.

Para mais informações sobre a política em matéria de igualdade, diversidade e inclusão, consulte a página do EPSO sobre a igualdade de oportunidades.

 

Descubra o nosso vídeo sobre as adaptações especiais das provas de seleção:

Data de publicação: 03/12/2020 - 14:30

A VIPTechJob é uma aplicação Web que ajuda pessoas com deficiência visual a procurar emprego de forma mais acessível.

O EPSO apoia plenamente este projeto e anuncia as suas oportunidades de emprego no sítio Web da VIPTechJob.

Descubra oportunidades de carreira na UE e muitas outras na aplicação VIPTechJob.

 

O EPSO gostaria de atrair mais pessoas talentosas com deficiência e necessidades específicas.

Por conseguinte, foi lançado um apelo à cooperação junto de todas as organizações da UE envolvidas na promoção e no bem-estar das pessoas com deficiência. Saiba mais sobre este apelo.

Data de publicação: 11/08/2020 - 09:32

O EPSO elaborou um resumo das possíveis adaptações das provas de seleção para os candidatos portadores de deficiência ou com necessidades especiais, incluindo as mulheres grávidas e lactantes.

O presente documento explica de que modo definimos adaptações razoáveis e propõe um glossário de adaptações possíveis. Para cada tipo de alojamento, pode descobrir o que implica, em que fase de teste e em que centros de ensaio é possível concedê-lo, e quem é responsável pela sua atribuição.

Clique aqui para mais informações.

Atenção: o glossário de adaptações é meramente indicativo e não é exaustivo. Pode sempre solicitar outras adaptações em função das suas necessidades e situação específicas. É um documento evolutivo que será regularmente atualizado em função das mudanças no domínio das adaptações razoáveis, dos novos pedidos de adaptação das provas de seleção introduzidos pelos candidatos e das novas adaptações concedidas.

Quer saber mais sobre a política de igualdade e de diversidade do EPSO? Consulte a nossa página sobre igualdade de oportunidades

Descubra o nosso vídeo sobre as adaptações razoáveis e o guia passo a passo sobre o modo de solicitar adaptações especiais das provas de seleção.

Para mais informações, não hesite em contactar-nos (epso-accessibility@ec.Europa.eu).

Data de publicação: 02/07/2020 - 13:00

O QUÊ?

Estágio remunerado no Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia reservado a estagiários/as com deficiência, abrangendo diversos domínios. Este programa garante 4 a 6 estágio remunerado por ano a nacionais da UE com deficiência reconhecida. Os candidatos devem possuir um diploma universitário ou estar a frequentar o terceiro ano (ou equivalente) de um estabelecimento de ensino superior.

 

QUANDO?

As candidaturas para o período de estágio de setembro de 2020 a janeiro de 2021 decorrem entre 17 de fevereiro (meio-dia, hora de Bruxelas) e 16 de março de 2020 (meio-dia, hora de Bruxelas).

 

COMO?

Para informações e candidaturas, consulte o sítio Web do Conselho.

Data de publicação: 17/02/2020 - 09:59

O EPSO promove ativamente a igualdade e a diversidade em todos os processos de seleção.

Gostaríamos, em particular, de incentivar os cidadãos da UE com deficiência (incluindo vários problemas médicos) a candidatar-se a um lugar nas instituições, organismos ou agências da UE.

Trata-se também de uma oportunidade para informar os cidadãos e potenciais candidatos sobre a nossa política em matéria de igualdade e diversidade e as medidas específicas que podem ser adotadas para os candidatos com deficiência (incluindo vários problemas médicos) e para partilhar alguns instrumentos práticos sobre a forma de solicitar adaptações especiais aquando das provas de seleção.

Para mais informações sobre o apelo à cooperação, consulte a página sobre o assunto.

Data de publicação: 03/12/2019 - 10:00