O EPSO promove ativamente a igualdade e a diversidade em todos os seus processos de seleção.
O EPSO gostaria, em particular, de chegar aos cidadãos da UE de diversas origens, informá-los sobre as oportunidades de carreira na UE e a sua política em matéria de igualdade e diversidade, incentivá-los a considerar uma carreira nas instituições ou agências da UE e, em última análise, a candidatar-se aos atuais e futuros processos de seleção do EPSO.
Para mais informações sobre este apelo à cooperação, consulte a página sobre o assunto.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2020, o EPSO elaborou um novo Guia sobre as adaptações consideradas razoáveis aquando das provas de seleção, que fornece informações sobre como solicitar adaptações especiais.
O procedimento de adaptação razoável, os tipos de documentos a apresentar, nomeadamente atestados médicos, exemplos de possíveis adaptações e um conjunto de instrumentos práticos com dicas e sugestões são apenas alguns dos tópicos que pode consultar neste guia.
Mais informações e instrumentos sobre como solicitar adaptações especiais
Descubra o nosso folheto passo a passo sobre como solicitar adaptações especiais das provas de seleção.
Se tiver dificuldade em aceder a este documento com tecnologias de apoio, consulte esta versão acessível.
Descubra o resumo das possíveis adaptações das provas de seleção do EPSO.
Para mais informações sobre a política em matéria de igualdade, diversidade e inclusão, consulte a página do EPSO sobre a igualdade de oportunidades.
Descubra o nosso vídeo sobre as adaptações especiais das provas de seleção:
A VIPTechJob é uma aplicação Web que ajuda pessoas com deficiência visual a procurar emprego de forma mais acessível.
O EPSO apoia plenamente este projeto e anuncia as suas oportunidades de emprego no sítio Web da VIPTechJob.
Descubra oportunidades de carreira na UE e muitas outras na aplicação VIPTechJob.
O EPSO gostaria de atrair mais pessoas talentosas com deficiência e necessidades específicas.
Por conseguinte, foi lançado um apelo à cooperação junto de todas as organizações da UE envolvidas na promoção e no bem-estar das pessoas com deficiência. Saiba mais sobre este apelo.
O EPSO elaborou um resumo das possíveis adaptações das provas de seleção para os candidatos portadores de deficiência ou com necessidades especiais, incluindo as mulheres grávidas e lactantes.
O presente documento explica de que modo definimos adaptações razoáveis e propõe um glossário de adaptações possíveis. Para cada tipo de alojamento, pode descobrir o que implica, em que fase de teste e em que centros de ensaio é possível concedê-lo, e quem é responsável pela sua atribuição.
Clique aqui para mais informações.
Atenção: o glossário de adaptações é meramente indicativo e não é exaustivo. Pode sempre solicitar outras adaptações em função das suas necessidades e situação específicas. É um documento evolutivo que será regularmente atualizado em função das mudanças no domínio das adaptações razoáveis, dos novos pedidos de adaptação das provas de seleção introduzidos pelos candidatos e das novas adaptações concedidas.
Quer saber mais sobre a política de igualdade e de diversidade do EPSO? Consulte a nossa página sobre igualdade de oportunidades
Descubra o nosso vídeo sobre as adaptações razoáveis e o guia passo a passo sobre o modo de solicitar adaptações especiais das provas de seleção.
Para mais informações, não hesite em contactar-nos (epso-accessibility@ec.Europa.eu).
Estágio remunerado no Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia reservado a estagiários/as com deficiência, abrangendo diversos domínios. Este programa garante 4 a 6 estágio remunerado por ano a nacionais da UE com deficiência reconhecida. Os candidatos devem possuir um diploma universitário ou estar a frequentar o terceiro ano (ou equivalente) de um estabelecimento de ensino superior.
As candidaturas para o período de estágio de setembro de 2020 a janeiro de 2021 decorrem entre 17 de fevereiro (meio-dia, hora de Bruxelas) e 16 de março de 2020 (meio-dia, hora de Bruxelas).
Para informações e candidaturas, consulte o sítio Web do Conselho.
O EPSO promove ativamente a igualdade e a diversidade em todos os processos de seleção.
Gostaríamos, em particular, de incentivar os cidadãos da UE com deficiência (incluindo vários problemas médicos) a candidatar-se a um lugar nas instituições, organismos ou agências da UE.
Trata-se também de uma oportunidade para informar os cidadãos e potenciais candidatos sobre a nossa política em matéria de igualdade e diversidade e as medidas específicas que podem ser adotadas para os candidatos com deficiência (incluindo vários problemas médicos) e para partilhar alguns instrumentos práticos sobre a forma de solicitar adaptações especiais aquando das provas de seleção.
Para mais informações sobre o apelo à cooperação, consulte a página sobre o assunto.