Especialistas no domínio da arquivística e gestão documental

Home > Especialistas no domínio da arquivística e gestão documental

É especialista em arquivística e gestão documental? As instituições europeias estão interessadas em recrutar administradores e assistentes no domínio dos arquivos e da gestão documental e da informação.

Na qualidade de administrador, ocupar-se-á sobretudo da conceção, aplicação e acompanhamento de políticas e estratégias, nomeadamente, nos domínios da captura, seleção e conservação, da preservação digital, da gestão de conteúdos e recuperação da informação. O seu trabalho contribuirá para assegurar que as instituições gerem os respetivos arquivos, informações e documentos em conformidade com o quadro jurídico aplicável.

Na qualidade de assistente, o seu trabalho consistirá em recolher, ordenar e indexar, classificar e conservar documentos, descrever o contexto histórico do fundo documental, introduzir as referências dos documentos e dossiês em sistemas de gestão eletrónica de documentos, prestar apoio em matéria de gestão de documentos e arquivos aos colegas e ajudar os clientes, tanto internos como externos, a encontrar e recuperar informações e documentos.

O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal procura tratar todos os candidatos da mesma forma e garantir-lhes as mesmas oportunidades e condições de acesso, em conformidade com o respeito pela diversidade cultural e a promoção da igualdade de oportunidades, que são princípios fundadores da UE. Informe-se sobre a nossa política de igualdade de oportunidades e sobre como solicitar adaptações especiais para as provas de seleção.

Não perca esta oportunidade! O prazo para apresentar as candidaturas começa já a 13 de setembro de 2018.

 

Será que tem o perfil adequado?

É indispensável ser cidadão da UE e saber, pelo menos, duas línguas oficiais da UE, uma das quais deve ser o inglês ou o francês.

Para se candidatar a um lugar de administrador, deve ser titular de um diploma universitário correspondente a um curso de, pelo menos, três anos de estudo, dois dos quais devem ser de estudos ou formação em gestão da informação/do conhecimento ou gestão documental. Alternativamente, pode apresentar um segundo diploma em arquivística, gestão da informação/do conhecimento ou gestão documental. Deve ter também, pelo menos, três anos de experiência profissional relacionada com a natureza das funções.

Para se candidatar a um lugar de assistente, deve ser titular de um diploma de estudos pós-secundários e ter, pelo menos, três anos de experiência profissional relevante. Também se pode candidatar se for titular de um diploma que dê acesso ao ensino pós-secundário ou se tiver seguido uma formação profissional (equivalente ao nível 5 do quadro europeu de qualificações), desde que tenha, pelo menos, seis anos de experiência profissional relevante.

 

Especialistas no domínio da arquivística e gestão documental

 

Panorama do processo de seleção: 

Candidatura

Testes por computador

Avaliador de talentos/Talent screener

Centro de avaliação

Lista de reserva