Header

Licenciados (nível inicial de entrada)

Se concluiu recentemente os seus estudos universitários e está interessado em trabalhar nas instituições europeias, deve candidatar-se a um perfil de administrador de grau AD5 para ser um funcionário titular. Como administrador, poderá contribuir de forma decisiva para o funcionamento da UE e assumir um grau elevado de responsabilidades logo desde o início da carreira.

Para além do diploma universitário (pelo menos, grau de licenciatura) só precisa de preencher dois outros requisitos para se poder candidatar aos nossos processos de seleção para titulares de um diploma universitário: ser nacional de um país da UE e ter um excelente conhecimento de uma língua oficial da UE e um bom conhecimento de outra (no caso dos perfis de linguista, é necessário conhecer três línguas oficiais da UE).

Os processos de seleção para lugares permanentes nas instituições e organismos da UE são os chamados «concursos gerais». Todos os anos, na primavera, é lançado um concurso para titulares de um diploma universitário para o qual não é necessário ter formação num domínio específico.

No âmbito de um concurso geral, são efetuadas provas e exercícios de avaliação das qualificações profissionais e de uma série de competências de base dos candidatos. Dado o número extremamente elevado de candidatos, este é o processo de seleção mais transparente e justo possível.

Os concursos são publicados na página Oportunidades de emprego e divulgados através de um anúncio de concurso, que especifica o perfil pretendido e os critérios de admissão e descreve o processo de seleção. O formato dos concursos varia em função do perfil pretendido. Para mais informações sobre o processo de candidatura, consulte Como se candidatar.

O período de inscrição nos concursos é sempre na mesma altura do ano (é por isso que falamos de «ciclos»): na primavera para os administradores e no verão para os tradutores. Os perfis procurados (por exemplo, juristas, auditores) podem variar de ano para ano, assim como as necessidades linguísticas no caso dos tradutores. Entre estes ciclos, são organizados outros processos de seleção, designadamente de especialistas ou assistentes.

Nos processos de seleção, concentramo-nos na avaliação das qualificações profissionais e das seguintes competências gerais dos candidatos:

  • Análise e resolução de problemas
  • Comunicação
  • Qualidade e resultados
  • Aprendizagem e desenvolvimento pessoal
  • Definição de prioridades e capacidade de organização
  • Resiliência
  • Espírito de equipa
  • Capacidade de liderança

Verifique se reúne as condições para poder contribuir para o projeto europeu e teste os seus conhecimentos fazendo os exemplos de provas.