Com sede no Luxemburgo, o Tribunal de Justiça interpreta a legislação europeia de forma a garantir que é aplicada da mesma forma em todos os países da UE e delibera sobre litígios jurídicos entre governos nacionais e instituições europeias. Os particulares, as empresas e as organizações podem também, em determinadas circunstâncias, recorrer ao Tribunal se considerarem que os seus direitos foram infringidos por uma instituição europeia.
A grande maioria dos membros do pessoal dos serviços do Tribunal são recrutados a partir de listas de reserva de concursos gerais publicadas neste sítio Web. Em determinadas circunstâncias, a exemplo das restantes instituições, o Tribunal pode recorrer a agentes temporários ou a agentes contratuais para desempenharem tarefas auxiliares.
Os estágios de interpretação destinam-se principalmente a intérpretes de conferência que tenham terminado a sua formação recentemente e cuja combinação linguística seja de interesse para a Direção da Interpretação. No âmbito destes estágios, os intérpretes recém-formados trabalham sob supervisão para aperfeiçoarem as suas competências no domínio da interpretação, nomeadamente jurídica, abrangendo a preparação de processos, a pesquisa terminológica e exercícios práticos em cabina «muda».
Quem pode candidatar-se? Intérpretes de conferências que tenham obtido recentemente um diploma de interpretação de conferências e com bons conhecimentos de francês
Duração: 10 a 12 semanas
Todos os anos, o Tribunal de Justiça da União Europeia organiza um número limitado de estágios remunerados com a duração de cinco meses. Os estágios são geralmente realizados nos seguintes serviços: Direção de Tradução Jurídica, Direção de Investigação e Documentação, Direção da Comunicação, Direção do Protocolo e Visitas, Gabinete do Conselheiro Jurídico para os processos administrativos, Secretaria do Tribunal Geral ou Direção da Interpretação.
Quem pode candidatar-se? Licenciados em direito ou em ciências políticas (com uma forte componente de direito) com um bom conhecimento da língua francesa.
Duração: 5 meses
Remunerado? Sim. Cerca de 1120 euros por mês.
Datas de início: 1 de março e 1 de outubro