Home > Job opportunities > Institutions and agencies > Comité das Regiões Europeu

Comité das Regiões Europeu

Com sede em Bruxelas, o Comité das Regiões Europeu é um órgão consultivo composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais de todos os países da UE. O Comité das Regiões constitui um espaço de partilha de opiniões sobre a legislação europeia com impacto direto nas regiões e nas cidades.

Para ser recrutado como funcionário do Comité das Regiões Europeu, é necessário passar num concurso geral organizado a nível interinstitucional pelo Serviço Europeu de Seleção do Pessoal. O Comité das Regiões Europeu também emprega agentes temporários e agentes contratuais. Além disso, as pessoas que trabalham em entidades locais, regionais ou nacionais ou numa organização intergovernamental podem também candidatar-se a um lugar de perito nacional destacado.

Localizações: 

Estágios

Estágios

Aberto à apresentação de candidaturas: 01/04/2019
Prazo limite: 30/09/2019 - 23:59(Hora de Bruxelas)
Localizações: Bruxelas (Bélgica)
Instituição/Agência: Comité das Regiões Europeu
Tipo de contrato: Estagiário

Fazer um estágio no CR permite ter uma experiência direta do funcionamento de uma assembleia política e familiarizar-se com os objetivos e atividades do Comité no âmbito da integração europeia. Cada estagiário é afetado a um serviço específico do CR. O tipo de trabalho depende, em grande medida, da unidade em que se é integrado: algumas têm um caráter mais político, outras são de natureza mais administrativa. Regra geral, o tipo de trabalho atribuído aos estagiários é equivalente ao realizado pelos funcionários administradores em início de carreira (grau AD 5).

Quem pode candidatar-se? Titulares de um diploma universitário nacionais de um país da UE ou de um país oficialmente candidato à adesão, que tenham um conhecimento profundo de uma das línguas oficiais da UE e um conhecimento satisfatório de outra língua de trabalho da UE (francês ou inglês)

Duração: 5 meses

Remunerado? Sim. Cerca de 1000 euros por mês.

Datas de início: 16 de fevereiro e 16 de setembro

Estágios no Comité das Regiões para funcionários públicos

Localizações: Bruxelas (Bélgica)
Instituição/Agência: Comité das Regiões Europeu
Tipo de contrato: Estagiário

Estes estágios têm como objetivo incorporar os conhecimentos e a experiência das estagiários nos processos políticos do CR e, em contrapartida, permitir-lhes adquirir conhecimentos práticos sobre o funcionamento do CR e divulgar o seu trabalho a nível local e regional. Os estagiários terão, assim, a oportunidade de ficar com uma ideia geral dos objetivos da cooperação e integração europeias através das atividades do CR e de trabalhar num ambiente multicultural e multilingue.

Quem pode candidatar-se? Funcionários das administrações locais, regionais ou nacionais dos países da UE ou de um país que seja oficialmente candidato à adesão. Os candidatos devem exercer funções correspondentes às de um administrador das instituições europeias.

Duração: 1 a 4 meses (prorrogável até 6 meses)

Remunerado? Não. A remuneração é assegurado pela entidade de origem.

Datas de início: sem data fixa

Visitas de estudo de curta duração no Comité das Regiões,

Localizações: Bruxelas (Bélgica)
Instituição/Agência: Comité das Regiões Europeu
Tipo de contrato: Estagiário

Graças aos períodos de estudo no CR, os estagiários podem levar a cabo um projeto concreto e, simultaneamente, ficar com uma experiência direta única do funcionamento do Comité. Os estagiários adquirem experiência e conhecimento práticos do funcionamento quotidiano dos serviços do Comité e têm a oportunidade de trabalhar num ambiente multicultural e multilingue.

Quem pode candidatar-se? Nacionais de um dos países da UE ou de um país que seja candidato oficial à adesão, que tenham, pelo menos, o grau de licenciatura.

Duração: 1 a 4 meses (prorrogável até 6 meses, em função dos recursos disponíveis)

Remunerado? Não