Regulamento do Centro de Testes Prometric

Home > Regulamento do Centro de Testes Prometric

prometric.jpg.png

Media Folder: 

Enquanto estiverem nas instalações do centro de testes, os candidatos devem comportar-se de forma profissional, educada e respeitadora. A realização dos testes é vigiada em permanência através de registo vídeo e áudio, bem como de rondas de vigilantes e de uma janela de observação. Um candidato que desrespeite um ponto do regulamento do centro de testes, nomeadamente manifestando um comportamento abusivo para com o administrador do centro de testes ou outros candidatos, poderá ser expulso pelo administrador. Se se verificar que um dos candidatos violou o regulamento durante a realização de um teste, o administrador é obrigado a notificar a Prometric e o organizador dos testes. A Prometric, por si só ou em conjunto com o organizador dos testes, tomará as medidas necessárias para penalizar o comportamento do candidato, podendo, inclusivamente, invalidar a sua pontuação no teste e/ou apresentar queixa numa instância civil ou penal.

 

CONFIDENCIALIDADE DO CONTEÚDO E DOS SISTEMAS DE EXAME

  • O sistema de realização de testes por computador, o tutorial, o conteúdo do teste e os inquéritos de satisfação são confidenciais e propriedade exclusiva da Prometric e/ou do organizador dos testes.
  • São terminantemente proibidas a comunicação, publicação, reprodução ou transmissão de qualquer parte do exame, sob qualquer forma e por qualquer meio (por exemplo, oralmente, por escrito, por via eletrónica, etc.), independentemente da finalidade.
  • QUALQUER reprodução ou divulgação terá como resultado a apresentação imediata de queixa em instância civil e/ou penal contra o candidato ou qualquer outra pessoa sob as instruções da qual o candidato tenha agido ou que que com este conspire.

 

PROCEDIMENTOS NOS CENTROS DE TESTES: INSCRIÇÃO/INTERVALOS

  • Para poder fazer um teste, é necessário apresentar um documento de identidade válido (com fotografia e assinatura). Os documentos de identidade aceites e a respetiva validade são predeterminados pelo organizador dos testes.
  • Cada vez que entram na sala onde decorrem os testes, os candidatos são inspecionados com um detetor de metais.
  • Cada vez que entram na sala onde decorrem os testes, os candidatos devem subir as calças acima dos tornozelos, esvaziar e virar os bolsos do avesso e puxar as mangas da camisa acima dos pulsos.
  • Os candidatos que usam óculos devem tirá-los para que possam ser inspecionados de perto para assegurar que não contêm um dispositivo de registo. As joias e artigos de bijutaria de grandes dimensões devem ser guardados num cacifo previsto para o efeito, já que podem esconder dispositivos de registo.
  • Os exames podem ter intervalos programados ou não programados, conforme o organizador dos testes o determinar. Sempre que saírem da sala, os candidatos devem assinar o registo de saída.
  • O administrador do centro informará os candidatos sobre o que estão autorizados a fazer durante os intervalos, especificamente se podem ou não aceder aos cacifos, aos telemóveis e a notas que aí se encontrem. Os candidatos devem informar o administrador antes de acederem a qualquer artigo guardado, incluindo medicamentos. Saídas repetidas ou prolongadas da sala onde decorrem os testes devem ser comunicadas ao organizador dos testes.
  • Quando regressarem de um intervalo, os candidato devem, sem exceção, passar por todos os controlos de segurança, apresentar o documento de identidade válido, assinar o registo e, se o organizador do teste o exigir, fornecer uma impressão digital para ser readmitido na sala.

 

Artigos proibidos e conduta dos candidatos no centro de testes

  • Não são permitidas armas em qualquer centro de testes Prometric.
  • Não podem ser introduzidos na sala onde decorrem os testes objetos não autorizados, nomeadamente vestuário de exterior, chapéus, alimentos, bebidas, bolsas, pastas, cadernos, relógios, telemóveis, dispositivos eletrónicos ou qualquer tipo de tecnologia vestível.
  • São terminantemente proibidas na sala de testes, notas escritas, publicações e outro tipo de ajudas, exceto se autorizadas pelo organizador. O pessoal do centro de testes aplicará as regras dos clientes no que se refere aos artigos autorizados.
  • As notas escritas ou os dispositivos eletrónicos eventualmente descobertos na sala serão confiscados pelo administrador do centro de testes.
  • Só são permitidos na sala de testes tampões auditivos flexíveis (sem fios nem cordões) e os lenços de papel fornecidos pelo centro.
  • Todos os materiais fornecidos pelo administrador do centro devem ser devolvidos após a conclusão dos testes. As folhas de rascunho utilizadas devem ser devolvidas antes de o administrador distribuir mais papel de rascunho virgem durante o exame.
  • Os artigos de vestuário ligeiros retirados por motivos de conforto, tais como, camisolas, blazers, lenços, etc., devem ser colocados na cadeira e não no colo do candidato ou em cima da secretária. Não são permitidas na sala de testes peças de vestuário de exterior, tais como casacos compridos, anoraques, gabardinas, etc.
  • É estritamente proibido conversar com outros candidatos presentes na sala de testes, bem como olhar para os respetivos ecrãs, material de exame e notas escritas.

 

Nota: em caso de conflito entre o presente regulamento e as regras do cliente/organizador do teste prevalecem estas últimas.

 

Cláusula de não responsabilidade: este regulamento é da autoria da Prometric. O seu conteúdo não é da responsabilidade do EPSO e pode ser objeto de alterações.