Header

Vantagens de trabalhar para a UE

O que oferecemos

Como membro do pessoal da UE, trabalhará num contexto internacional com pessoas de toda a Europa. Muito provavelmente viverá em Bruxelas ou na cidade do Luxemburgo, ambas cidades multiculturais e cosmopolitas. A presença das instituições europeias, de outras organizações internacionais e de empresas multinacionais faz com que pessoas de todo o mundo venham trabalhar e viver nessas cidades, onde se ouve falar uma grande variedade de línguas.

Ambas as cidades têm uma vida artística e cultural dinâmica, uma grande oferta de atividades desportivas e de lazer de grande qualidade e uma vida noturna animada. Não são cidades demasiado grandes, pelo que em pouco tempo se  pode estar no campo e usufruir da natureza. Localizadas no centro da Europa, estão apenas a poucas horas de distância de Amesterdão, Paris ou Londres.

Equilíbrio entre vida profissional e familiar

Uma carreira na UE proporciona um bom equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada. Apesar de o trabalho nas instituições europeias ser muitas vezes exigente e difícil, existem muitas possibilidades de conciliar o trabalho e a vida privada.

Remuneração

Independentemente de se candidatar a um lugar de funcionário, de agente contratual ou temporário, oferecemos um ordenado muito atrativo adequado às suas funções, competências e experiência. Com efeito, os ordenados variam consoante o grau ou o perfil a que se candidata.

Em função da sua situação pessoal, poderá ainda ter direito a vários subsídios, como o subsídio de expatriação, o abono por filho a cargo, um subsídio para as despesas de uma viagem anual até ao local de origem, etc.

Vida familiar

Se tem filhos ou está a pensar constituir família, tanto Bruxelas como a cidade do Luxemburgo possuem excelentes estabelecimentos de ensino, quer nacionais quer europeus e internacionais, bem como um grande número de infantários, creches e outras infraestruturas para crianças.

Oportunidades de formação

As pessoas que trabalham para as instituições europeias estão em constante formação de modo a desenvolverem as competências necessárias para executarem novas tarefas e progredirem na carreira profissional. Nas instituições europeias, ouvem-se muitas línguas no dia a dia, pelo que a aprendizagem de línguas é importante para o desenvolvimento da carreira. Antes da primeira promoção, por exemplo, é necessário apresentar provas dos conhecimentos linguísticos numa terceira língua oficial da UE. As instituições europeias, aliás, organizam cursos em todas as línguas oficiais para facilitar a comunicação entre os membros do pessoal. Esses cursos, que se dividem-se em seis níveis (desde a iniciação ao aperfeiçoamento), são organizados em regime intensivo ou bissemanal ou, ainda, em linha.

Para além de cursos de línguas, também oferecemos oportunidades de formação para melhorar outras competências profissionais, que são essenciais para progredir na carreira. Desta forma, garantimos aos candidatos selecionados boas perspetivas de progressão ao longo da carreira profissional.