Porquê uma carreira profissional na UE?

Home > Porquê uma carreira profissional na UE?

Uma oportunidade de contribuir para o futuro da Europa

Está à procura de uma nova carreira interessante num ambiente ativo e dinâmico? Não procure mais: a UE é o lugar certo para si! Com efeito, em qualquer instituição, organismo ou agência da UE, o ambiente de trabalho é muito estimulante. Todos os candidatos são bem-vindos, independentemente das suas trajetórias de vida. Trabalhar para a UE significa trabalhar com um grupo de pessoas diversificado e multicultural, num contexto onde se tira o máximo partido dos conhecimentos de línguas estrangeiras. Para a maioria dos lugares é necessário saber, pelo menos, duas línguas da UE. E, se optar por uma carreira profissional na UE, poderá melhorar as suas competências linguísticas fazendo cursos de línguas. Além disso, os novos membros do pessoal beneficiam de apoio específico para desenvolverem todo o seu potencial na carreira que escolheram. Além disso, todos as pessoas recrutadas recebem um salário atraente.

A UE oferece um vasto leque de oportunidades de carreira em Bruxelas, no Luxemburgo e em Estrasburgo, três cidades europeias dinâmicas e com um rico património cultural, bem como nas suas delegações no resto do mundo.

Um trabalho interessante e estimulante

Nas instituições europeias, poderá trabalhar sobre as grandes questões que marcam a atualidade, como as alterações climáticas, as migrações, a segurança e a proteção, o comércio internacional, as comunicações móveis, para citar apenas alguns exemplos.


Mobilidade profissional

O que oferecemos não é um «trabalho para a vida» mas uma carreira profissional pautada por trabalhos diferentes. Graças ao nosso sistema de mobilidade interna, é fácil mudar de serviço e de instituição.

Trabalhar em Bruxelas ou no Luxemburgo

Regra geral, uma carreira profissional na UE começa em Bruxelas ou no Luxemburgo, duas cidades acolhedoras do centro da Europa, com grandes espaços verdes, um ambiente internacional e cosmopolita e uma vida cultural interessante.

Contribuir para o futuro da Europa

Se trabalhar para a UE, o seu trabalho não servirá para aumentar os lucros de uma empresa, mas para melhorar a vida de mais de quinhentos milhões de cidadãos europeus. E isto é tanto um desafio como um privilégio diários.

Um ambiente de trabalho internacional

Todos os dias, pode cruzar-se no emprego com pessoas de todos os países da UE. Um ambiente de trabalho multinacional e multilingue é muito enriquecedor e estimulante. Pode também aproveitar as ofertas de trabalho das agências europeias localizadas um pouco por toda a Europa e das delegações da UE que existem em todas partes do mundo.


Diversidade e igualdade

Terá a oportunidade de trabalhar com pessoas diferentes e altamente competentes. Enquanto empregador, a UE aplica uma política de não discriminação com base em critérios como o sexo, a raça, a cor, a origem étnica ou social, as características genéticas, a língua, a religião, as opiniões políticas ou outras, a pertença a uma minoria nacional, a riqueza, o nascimento, a deficiência, a idade ou a orientação sexual. Durante o processo de seleção, todos os candidatos beneficiam das mesmas oportunidades para mostrarem as suas aptidões.